Comissão Científica

ANDREA MARGARETE DE ALMEIDA MARRAFON
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR (2014-2016) é licenciada em Pedagogia pela UNIRG-Tocantins (2002) e possui especialização em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino de Linguagem e Educação do Campo. Atua como Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia desde 2008. Tem 22 anos de experiência em educação e sua área de interesse e pesquisa envolve a escolarização da população rural,Projeto "Implantação e monitoramento de unidades de referência com café agroflorestal e agroecológico em áreas de produção familiar no Sul de Minas Gerais" (CNPQ).



EDILENE MIZAEL DE CARVALHO PERBONI
Doutora em Educação pela Universidade São Francisco, Itatiba/SP (2015), é Mestre em Educação pela PUC Campinas/SP (2006). Possui especialização em Educação Infantil pela PUC/MG (2001) e Inspeção Escolar (2007), Graduação em Pedagogia pela PUC/MG (2000), com habilitação em Administração e Supervisão Escolar. Atualmente é Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, na área de Pesquisa em Educação e Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas.



EMERSON BATISTA FERREIRA MOTA
Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - (PUC/MINAS - UNIDADE BETIM); Especialista em Matemática Superior com ênfase em análise pela Universidade Estadual de Montes Claros - (UNIMONTES); Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - (UNICAMP); Professor Titular em Metodologia para o Ensino de Matemática e coordenador de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - (UEMG), unidade Poços de Caldas.




HELIESE FABRÍCIA PEREIRA
Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (2001), MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pelo Centro Universitário de Uberlândia 92005), Gerenciamento de Bibliotecas, Arquivos e Documentos pela Faculdade de Marketing e Negócios (2007), é Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Ocupa o cargo de Biblioteca/Documentalista no Instituto Federal do Sul de Minas-Campus Poços de Caldas. Atua em gereciamento de unidade com a função de elborar projetos, implementar atividades, desenvolver políticas de informação.



HENRIQUE MIGUEL
Graduado em Educação Física, atualmente é doutorando em Promoção da Saúde. Atua na formação de profissionais, sendo docente dos cursos de licenciatura e bacharelado em educação física na UNIPINHAL (SP) e FEUC (SP). Professor com passagem pelo departamento de educação de várias cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo. Palestrante em congressos e simpósios pelo Brasil, também é autor de seis livros na área da educação física e diversos artigos nacionais e internacionais. Na área educacional tem se especializado na qualidade de vida do docente, no ensino pelo movimento e seus benefícios na aprendizagem global.



INGRIDY SIMONE RIBEIRO
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Alfenas (2005). Mestre em Ciências (Ciência e Tecnologia de Alimentos), pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP (2008) e Doutora em Ciências (Química na Agricultura e no Ambiente), pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - USP (2012). Participou de Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de Alfenas (2013/2014) e no Programa de Pós Graduação em Fitopatologia, na Universidade Federal de Lavras (2014/2015). Atua como Professora de Ensino Básico,Técnico e Tecnológico (EBTT) do quadro efetivo do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho. É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atua no curso superior de Ciências Biológicas e Ensino Técnico Integrado em Alimentos e Informática. Tem experiência na área de produtos naturais, atuando nos seguintes temas: isolamento e identificação de compostos bioativos e suas atividades biológicas, conservação de alimentos e microbiologia de alimentos; aproveitamento de resíduos agroindustriais.


JOSIRENE DE CARVALHO BARBOSA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei-UFSJ, Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI, Especialistan em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia, Especialistaem Política Nacional da Assistência Social e Gestão do SUAS-Sistema Único da Assistência Social - pela Faculdade Pitágoras-MG. É servidora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia-Sul de Minas Gerais-Campus Poços de Caldas/MG - no cargo de Psicóloga.



KETIUCE FERREIRA SILVA
Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Poços de Caldas. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014), especialista em Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologia (Unifei/2009); em Informática na Educação (UFLA/2009) e em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (Uniminas/2008). Graduada em Pedagogia: Docência, Gestão e Tecnologia (Uniminas/2008). Desenvolve pesquisas com ênfase no desenvolvimento profissional docente, Educação a Distância e mediação pedagógica apoiada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).



LORENA TEMPONI BOECHAT - Presidente da Comissão Técnica Científica
Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce (2002) e Pedagogia pela Universidade de Uberaba-UNIUBE(2013). Possui Especialização em Administração em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras-UFLA(2004), Especialização em Educação Inclusiva pela PUC (2009), Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2005) e Doutorado em Engenharia Agrícola com ênfase em Processamento de Imagens e Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal de Viçosa-UFV(2012).



LUCIANA DE ABREU NASCIMENTO
Doutoranda em Educação-Ensino de Ciências e Matemática (USP), Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (UNIFESP-2012), Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Mental (PUC-2011) e Graduada em Pedagogia (UNESP-2007). Tem experiência na área de Educação, tendo atuado como professora no Ensino Fundamenta. Desenvolveu projetos de pesquisa na áreade Inclusão Escolar.



ADEMAR BERNARDES PEREIRA JUNIOR
Doutor em Educação, Mestre em Políticas Sociais, graduado em Letras e Direito, especialista em Língua Portuguesa e em Direito Público. É professor de Direito no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista. Advogado (OAB/MG 175.198). Lecionou as disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Público, Direito do Consumidor, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Direito Comercial, Linguagem Jurídica e Filosofia Jurídica. Tem experiência em Direito Administrativo e Direito Público no âmbito federal e municipal. Foi Coordenador do PROCON do município de Machado/MG (2009 - 2010), Coordenador Econômico e financeiro e Ouvidor do IFSULDEMINAS. Desenvolve trabalhos na área de Educação Profissional, Direito Educacional, Políticas Públicas Educacionais, Gênero e Diversidade e Direitos Humanos.



Comissão Organizadora

GISELE CORRÊA FERREIRA
gsc@gsceventos.com.br

LÍGIA SANCHES
ligia@gsceventos.com.br

ELAYNE MARCELINO
assistente@gsceventos.com.br

LIZA JUNQUEIRA
recepcao@gscenvetos.com.br

KEILA CORNETES 
design@gsceventos.com.br
Endereço

Rua Prefeito Chagas, 305 - Sl 308 - Centro
Poços de Caldas/MG 37701-010

Telefone
055 35 3697 1551
055 35 9 8411 6391