Palestrantes

Conheça os palestrantes já confirmados para 2019.

GAUDÊNCIO FRIGOTTO
Graduado e Bacharel em Filosofia pela hoje UNIJUI (RS) (1971), graduação em Pedagogia pela UNIJUI (1973), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor Titular em, Economia Política da Educação aposentado - na Universidade Federal Fluminense. Pesquisador AI - Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Certifica e Tecnológica (CNPq). Foi membro dos Comitês científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc até o presente. Coordenador do Grupo CNPQ - Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). Ao longo de mais de 30, anos atuou e atua na graduação e, especialmente na pós graduação. Orientou mais de 100 teses e dissertações e participou em mais de 250 bancas de teses, dissertações e de concursos públicos.


MARILUCIA FERREIRA
Possui graduação em Pedagogia e especialização em Didática do Ensino Superior e em Gestão Escolar. Foi docente na FAIMI - Grupo UNIESP, onde ministrou aulas nas disciplinas de Metodologia da Alfabetização e Fundamentos da Educação Infantil. Como Coordenadora Pedagógica atuou em Jales, na rede Municipal e, em São José do Rio Preto, na Cooperativa de Ensino Dr Zerbini-COOPEN e no Colégio Agostiniano São José. Atualmente é responsável pela MF Consultoria e Assessoria Educacional, responsável por palestras e cursos para professores e gestores. Participa do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral - UNESP/ UNICAMP e Convivere mais. Está cursando pós-graduação - Convivência Ética na escola, no Instituto Vera Cruz - SP. É autora da trilogia Malu (Balança, Malu!; Você pode escolher? ; Que coisa esquisiiita!)




LUÍS ANTONIO TORELLI
Foi presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) por duas gestões: 2015-2017 e 2017-2019. Desde 2011 integra a diretoria da entidade. Foi também presidente do Instituto Pró-Livro (IPL), no período de 2017 a 2019. Graduado em Administração de Empresas, atua no mercado editorial desde 1982. Em 2003 iniciou as atividadesda Trilha Educacional Editora, da qual é o diretor geral. Foi presidente por duas gestões da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). Exerceu a função de membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC),ambos órgãos do Ministério da Cultura (MinC), na área do Livro, Leitura e Literatura.




ANA PAULA BERNARDES
Graduação em NUTRIÇÃO pela Universidade José do Rosário Vellano (2001), Especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Federal de Lavras (2003) e Mestrado em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2010). Atualmente é Supervisora de Câmpus, Coordenadora e Docente do Curso de Estética e Cosmética da Universidade José do Rosário Vellano - Câmpus Poços de Caldas.






MARIA CRISTINA RESCK
Doutora em Cirurgia, na área de Pesquisa Experimental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)- Campinas (2010); Mestre em Medicina Veterinária, área de concentração Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo (USP)- São Paulo (1998); Graduada em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (FETA)- Alfenas (1987); Pós-Graduanda em Educação Moderna pela PUC-RS e formação em Líder Coach- ACT Coaching, experiência em Inteligência Emocional em diversos cursos pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie). Atualmente é palestrante; professora e pesquisadora da Universidade José do Rosário Vellano; Coordenadora do curso de Medicina Veterinária e docente das disciplinas Anatomia dos Animais Domésticos, Anatomia Topográfica e Ética e Bem-Estar Animal no curso de graduação em Medicina Veterinária;Pesquisadora e colaboradora do Mestrado e Doutorado em Ciência Animal (UNIFENAS), Pesquisadora e orientado do Mestrado e Doutorado em Reprodução, Sanidade e Bem-Estar Animal.

MATHEUS SANTOS
Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP), Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Técnico em Informática pelo Instituto Educacional São João da Escócia. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) câmpus Poços de Caldas. Atualmente é Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas.



LUCIANO SATHLER
Reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Doutor em Administração pela FEA / USP. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão Universitária pela Inter-American Organization for Higher Education. Bacharel em Comunicação Social pela PUC-MG. Curador do site http://inovacaoeducacional.com.br. Temas de interesse: Gestão Universitária - Educação a Distância - Inovação Educacional - Tecnologia na Educação - Aprendizagem Organizacional.



MARIA HELENA QUERIDO
Historiadora e Pedagoga, atuou como professora alfabetizadora, Coordenadora Pedagógica e Supervisora Escolar. Tem grande experiência na Formação de Professores e vem utilizando essa experiência no âmbito do Direito dos animais, produzindo materiais para crianças e jovens na perspectiva da Educação Transformadora.


 


CRISTINA CABRAL
Ativista e protetora de animais, Pedagoga, Médica Veterinária e Bióloga. Professora de Ciências e Supervisora Escolar. Atua na Causa Animal desde os anos 90 em Programas de formação de professores, mutirões de esterilização de animais na cidade de São Paulo e Ongs de proteção animal, produzindo materiais para crianças e jovens na perspectiva da Educação Transformadora.





THIAGO CAPRONI
Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), mestrado e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC/USP, 2009 e 2014). Atualmente é Diretor-geral e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuídos, web services, redes de sensores, internet das coisas, avaliação de desempenho, controle de replicação e programação orientada a aspectos.




ROBERTA QUEILA ABREU MIGUEL SANTOS
Pedagoga, Especialista em Administração e Supervisão Escolar. Pós graduanda em Neurolinguística. Coordenadora Pedagógica da ELFUTEC e Supervisora Pedagógica na rede municipal.



 



CLYSTIANI FELIZOLA REIS ELOI
Pedagoga, Mestranda na UNICAMP, grupo de pesquisa LOED. Diretora escolar, professora na pós graduação em psicopedagogia da PUC Minas, campus Poços de Caldas.



 



MARCO AURELIO DA SILVA
Sou um apaixonado por jogos desde minha infância e tive a oportunidade de conhecê-los por meio de uma psicóloga fantástica. Me encontrei neste mundo e entre idas e vindas a locais diferentes e jogadas com pessoas inesquecíveis adquiri muita experiência e um acervo que hoje conta com mais de 200 exemplares diferenciados. Com mais de 10 anos em pesquisas, 2 anos de formação de profissionais da educação (diretores, coordenadores e professores da cidade de São Bernardo do Campo), proprietário da empresa Córtex tabuleiros, pós graduado em lazer e recreação pela FEFISA, graduado em educação física plena pela Universidade Metodista destino todo o meu tempo para oportunizar e criar momentos de interação e descontração entre as pessoas e assim gerar aprendizados significativos.




ELLENARA RABELO
Fonoaudióloga CRFa 6-9212 - Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - Pós graduada em Distúrbios da Fala e Linguagem - Pós graduanda em Psicopedagogia .