Palestrantes

Conheça os palestrantes já confirmados para 2019.

GAUDÊNCIO FRIGOTTO
Graduado e Bacharel em Filosofia pela hoje UNIJUI (RS) (1971), graduação em Pedagogia pela UNIJUI (1973), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor Titular em, Economia Política da Educação aposentado - na Universidade Federal Fluminense. Pesquisador AI - Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Certifica e Tecnológica (CNPq). Foi membro dos Comitês científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc até o presente. Coordenador do Grupo CNPQ - Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). Ao longo de mais de 30, anos atuou e atua na graduação e, especialmente na pós graduação. Orientou mais de 100 teses e dissertações e participou em mais de 250 bancas de teses, dissertações e de concursos públicos.



CLAUDIA COSTIN
Diretora do CEIPE - Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ e professora convidada da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Foi, entre outras funções, diretora global de educação do Banco Mundial, Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Ministra do Ministério da Administração, Vice-Presidente executiva da Fundação Victor Civita e Secretária de Estado da Cultura do governo do Estado de São Paulo. É articulista do jornal Folha de São Paulo e membro do Comitê Técnico do movimento da sociedade civil que ajudou a fundar, Todos pela Educação. É professora universitária atualmente na FGV-RJ, tendo também ensinado na FGV-SP, INSPER, PUC-SP, UnB e FAAP.




MARILUCIA FERREIRA
Possui graduação em Pedagogia e especialização em Didática do Ensino Superior e em Gestão Escolar. Foi docente na FAIMI - Grupo UNIESP, onde ministrou aulas nas disciplinas de Metodologia da Alfabetização e Fundamentos da Educação Infantil. Como Coordenadora Pedagógica atuou em Jales, na rede Municipal e, em São José do Rio Preto, na Cooperativa de Ensino Dr Zerbini-COOPEN e no Colégio Agostiniano São José. Atualmente é responsável pela MF Consultoria e Assessoria Educacional, responsável por palestras e cursos para professores e gestores. Participa do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral - UNESP/ UNICAMP e Convivere mais. Está cursando pós-graduação - Convivência Ética na escola, no Instituto Vera Cruz - SP. É autora da trilogia Malu (Balança, Malu!; Você pode escolher? ; Que coisa esquisiiita!)




LUÍS ANTONIO TORELLI
Foi presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) por duas gestões: 2015-2017 e 2017-2019. Desde 2011 integra a diretoria da entidade. Foi também presidente do Instituto Pró-Livro (IPL), no período de 2017 a 2019. Graduado em Administração de Empresas, atua no mercado editorial desde 1982. Em 2003 iniciou as atividadesda Trilha Educacional Editora, da qual é o diretor geral. Foi presidente por duas gestões da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). Exerceu a função de membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC),ambos órgãos do Ministério da Cultura (MinC), na área do Livro, Leitura e Literatura.