Programação

Pré Programação - CNE 2025

Tema principal do Congresso: "Educação e Leitura: Caminhos para a Transformação”

Data01/05/2025-

Teatro Palace Casino

. 8h – Credenciamento e entrega de material para congressista.

. 9h – Solenidade de Abertura do Congresso – 20 anos UNIFAL – MG – Entrega Peça de Homenagem

Gisele Corrêa Ferreira – Diretora GSC Eventos

Reitor – UNIFAL-MG (e/ou quem o represente)

Reitor: Prof. Sandro Amadeu Cerveira

Vice-Reitor: Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira

Pró-reitor Francisco Xarão – PROEC / UNIFAL-MG

Prof. Gunther Brucha – Diretor Campus Poços de Caldas

Deputado Estadual Cleiton de Oliveira (PV-MG)

Deputada Federal Dandara Tonantzin Silva Castro (MG-PT)

Outras autoridades e/ou outros convidados

Lançamento do Livro – Unifal MG: 110 anos de Educação de Qualidade + Mapa de Poesia – Poços de Caldas

Data01/05/2025-

. 10h00 – Palestra Master Oferecimento Unifal. (Mesa 01) – “Narrativas docente: a construção de diálogos críticos e emancipatórios”

Resumo: A mesa apresentará uso de narrativas numa abordagem biográfica e autobiográfica e suas contribuições para pensarmos a formação docente nos contextos contemporâneos e suas relevâncias para avançarmos no campo de pesquisa e das políticas críticas e progressistas.

Palestrantes:
Profa. Dra. Laura Noemi Chaluh – UNESP Rio Claro
Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado – UNICAMP.

Mediação:
Profa. Dra. Ana Cristina Abreu Souza – UNIFAL MG

Data01/05/2025-

. 11h30 às 13h00 – Almoço

. 13h00  – (Mesa 2) – “Inclusão e acessibilidade digital, vetores para a escola do século XXI”

Resumo: Uma Sociedade Inclusiva é aquela onde todos os cidadãos são de pleno direito, não pela sua igualdade, mas pela aceitação da sua diferença e pela sua participação plena. Entende-se que inclusão e participação são essenciais à dignidade e ao pleno exercício dos DIREITOS HUMANOS.

Palestrante:
Dra. Célia Sousa – Polytechnic University of Leiria/Instituto Politécnico de Leiria – Portugal

Data01/05/2025-

. 14h30 – (Mesa 3) – Literatura e educação em locais não formais: ocupando outros espaços!

Resumo: Há que se pensar uma prática de leitura que extrapole os domínios das escolas para que não se caia na ingenuidade de uma associação direta entre leitura e escola. É preciso levar em conta o profundo caráter social da leitura, que não envolve a persuasão, mas o despertar do desejo. Projetos que visam o fomento da leitura em espaços outros, aqueles cujos habitantes padecem de outras necessidades, só permanecem, quando na (in) formalidade que transforma, demonstram o caráter subversivo da leitura. Ocupar outros espaços com a leitura é buscar a liberdade, no sentido de mudar de lugar durante a maior parte do tempo e o lugar do livro é certamente um lugar de liberdade.

Palestrantes:
Prof. Dr. Davidson Sepini Gonçalves – PUC MG
Profa. Dra. Vanessa Girotto UNIFAL MG
Débora dos Santos Nascimento e Claudia Alves Casimiro – Instituto Braudel de São Paulo, com Debora dos Santos Nascimentos e Claudia Alves Casimiro.

Mediação:
Profa. Dra. Andrea Mollica do Amarante Paffaro – Diretora do Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG e Coordenadora Executiva do Sistema de Museus e Arquivos da UNIFAL-MG (SIMA).

Data01/05/2025-

. 16h00 – (Mesa 4) – “As gerações hiper conectadas na sala de aula: um rito de passagem digital”

Resumo: Explorar como as atuais gerações estão transformando o ambiente educacional, analisando como a hiper conexão representa um novo rito de passagem na sociedade contemporânea e suas implicações para a educação.

Palestrante:
Profa. Dra. Aline Reis, Nós Educação e Universidad Nacional de Rosário (Argentina).

Mediação:
Prof. Dr. Fabrício Santos Rita (IFSULDEMINAS campus Muzambinho).

Data01/05/2025-

. 17h30 – (Mesa 05) – Eduko: múltiplas frentes da educação em comunidade

Resumo: Diante de uma educação capitalista que mira na competição como um princípio para sua manutenção, há que se mudar a direção.  Explorar o conceito de comunidade de aprendizagem é evocar as discussões de Bell Hooks, José Pacheco e Lauro de Oliveira Lima sobre o tema, numa constatação sobre a importância de evidenciar a prática colaborativa não só no fazer educativo, mas também no que tange a formação continuada de educadores. É preciso, como educadores, não apenas ensinar em colaboração, mas aprender também com nossos pares. A partir desta premissa, vamos explorar as bases da Comunidade Eduko como um espaço de potencializar essa abordagem.

Palestrantes:
Danilo Filho – Sesc MG
Gideone Cesar – Senac MG.

**Oferecimento Sesc e Senac MG

Data02/05/2025-

Trabalhos Científicos e Minicursos

Para participar do dia 02/05, o Congressista deve fazer a inscrição como submissão de trabalho, submetendo ou não. A inscrição é válida para submeter trabalho e/ou participar dos workshops.

Inscrições dos workshops pelo email: rb.moc.sotnevecsgobfsctd-82817d@ariam


. 8h
 – Orientação para chegada dos congressistas que apresentarão banners ou farão apresentação oral.

Sala 01: Teatro do Palace Casino

. 9h00 às 11h00

Apresentações Oral Eixos

Integração entre educação e o mundo do trabalho
Literatura e linguagem na educação
Literatura, leitura e letramento literário
Relatos de experiência e práticas inovadoras na educação

Data02/05/2025-

. 13h30 às 16h00

Workshop UNIFAL: “Literatura e Cinema: práticas leitoras antirracistas”.

Abertura do Workshop com a presença da Deputada Federal Dandara Tonantzin Silva Castro com o tema: Importância da educação na promoção da igualdade racial.

Palestrante:
Profa. Dra. Telma Borges UFMG
Profa. Dra. Geovania Lúcia dos santos – Unifal MG

Mediação:
Rafael da Silva Mendes – Licenciando do 5° ano do Curso de Letras/Espanhol e suas literaturas (LELLE), e intercambista “Caminhos Amefricanos” do Programa MIR/CAPES.

Data02/05/2025-

Sala 02: Thermas Antônio Carlos - Auditório 01

. 9h00 às 11h00

Apresentações Oral Eixos

A educação e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)
A inteligência artificial no contexto escolar
Currículo, metodologia e práticas de ensino inovadoras

. 13h30 às 16h00

Workshop UNIFAL:  A matéria autobiográfica no romance brasileiro dos séculos XIX e XX

Ministrante:
Prof. Dr. Eloésio Paulo – UNIFAL-MG.

Mediação:
Prof. Dr. Jessié Martins Gutierres – UNIFAL-MG.

**Lançamento exclusivo do livro.

Data02/05/2025-

Sala 03: Thermas Antônio Carlos - Auditório 02

. 9h00 às 11h00

Apresentações Oral Eixos

Educação e direitos humanos
Educação e Diversidade
Educação em espaços não formais
Educação em saúde
Formação iniciada, continuada e valorização dos profissionais de educação
Educação e literatura infantil e juvenil

. 13h30 às 16h00

Minicurso 3 – Unifal: “Contribuições da neurociência para a aquisição da habilidade de leitura”

Palestrante:
Profa. Dra. Camila León – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Mediação:
Alexandra Cristina Alves de Oliveira de Biagio – UPM.
Instituto Prado Reabilitação Integrada.

Data02/05/2025-

Sala 04: Biblioteca Centenário - Complexo Cultural da Urca

. 9h00 às 11h00

Apresentações Oral Eixos

Gestão educacional e democrática e avaliação
Fundamentos da educação: história, filosofia e sociologia da educação
Tecnologias de comunicação e comunicação aplicada à educação
Educação Inclusiva

. 13h30 às 16h00

Minicurso 4: Gestos Embrionários de Leitura na Educação Infantil

Ministrante:
Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza

UNESP de Presidente Prudente e professora visitante na Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL- MG.

Mediação:
Profa. Dra. Daniella Eufrásio – UNIFAL-MG.
Profa. Dra. Eliana Guimarães Almeida – UFMG.

** Lançamento exclusivo do livro

Data02/05/2025-

Palestra Master de Encerramento - Teatro do Palace Casino

. 17h30 – Por uma educação literária e leitura pelas bordas de uma literatura emergente e inovadora.

Resumo: A mesa abordará o caráter dialógico entre a literatura, a leitura e a educação literária, a partir de uma perspectiva multidisciplinar ampla, tendo presente as diversas interfaces e conexões que a literatura e sua interlocução discursiva estabelece com outras áreas do conhecimento e linguagens. Portanto, se referir as “bordas”, neste contexto, significa aludir aos espaços não canônicos que, segundo Junkes (2020), deslocam a observação em direção ao centro do que é considerado periférico, marginal e até excêntrico através de outro campo estético e da cosmopolítica. Deste modo, a educação literária e leitura pelas bordas significa referir-se a uma literatura emergente e inovadora que estabelece novas formas de compreensão das produções narrativas contemporâneas e leituras baseadas em tensões, estéticas específicas, bem como utopias e distopias que confrontam os limites do cânone tradicional, porém que assinalam caminhos para a transformação.

Palestrantes:
Profa. Dra. Antonia Javiera Cabrera Muñoz – UFVJM – Brasil
Profa. Dra. Lorena P. López Torres – UCM – Chile
*Prof. Dr. Eloésio Paulo – UNIFAL-MG – Brasil
Profa. Dra. Marina Fierro Concha UCM – Chile
Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León – UNIFAL-MG – Brasil (mediador da mesa)


Realização do 9º. Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas GSC Eventos Especiais e Unifal. Apoio IF Sul de Minas – Campus Muzambinho.

Obs. Excepcionalmente em comemoração aos 20 anos do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas em 2025, o Congresso Nacional de Educação, vai ser realizado como parte da programação do Festival. Entretanto, o Congresso volta a ser um evento independente ano que vem e será realizado dias 11 e 12 de junho de 2026.