Pré Programação - CNE 2025
Tema principal do Congresso: "Educação e Leitura: Caminhos para a Transformação”
Teatro Urca
. 8h – Abertura – entrega de material para congressista
. 9h – Solenidade de Abertura do Congresso – 20 anos de UNIFAL – MG
. 10h00 – Palestra Master Oferecimento Unifal. (Mesa 01) – “Narrativas docente: a construção de diálogos críticos e emancipatórios”
Resumo: A mesa apresentará uso de narrativas numa abordagem biográfica e autobiográfica e suas contribuições para pensarmos a formação docente nos contextos contemporâneos e suas relevâncias para avançarmos no campo de pesquisa e das políticas críticas e progressistas.
Palestrantes:
Profa. Dra. Laura Noemi Chaluh – UNESP Rio Claro
Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado – UNICAMP.
Mediação:
Profa. Dra. Ana Cristina Abreu Souza – UNIFAL MG
. 11h30 às 13h00 – Almoço
. 13h00 – Mesa 2 – “Inclusão e acessibilidade digital, vetores para a escola do século XXI”
Resumo: Uma Sociedade Inclusiva é aquela onde todos os cidadãos são de pleno direito, não pela sua igualdade, mas pela aceitação da sua diferença e pela sua participação plena. Entende-se que inclusão e participação são essenciais à dignidade e ao pleno exercício dos DIREITOS HUMANOS.
Palestrante:
Dra- Célia Sousa- Polytechnic University of Leiria/Instituto Politécnico de Leiria – Portugal
Professora Doutora Helena Serra – Presidente da Associação Portuguesa de Dislexia de Portugal
. 14h30 – Mesa 3 – Literatura e educação em locais não formais: ocupando outros espaços!
Resumo: Há que se pensar uma prática de leitura que extrapole os domínios das escolas para que não se caia na ingenuidade de uma associação direta entre leitura e escola. É preciso levar em conta o profundo caráter social da leitura, que não envolve a persuasão, mas o despertar do desejo. Projetos que visam o fomento da leitura em espaços outros, aqueles cujos habitantes padecem de outras necessidades, só permanecem, quando na (in) formalidade que transforma, demonstram o caráter subversivo da leitura. Ocupar outros espaços com a leitura é buscar a liberdade, no sentido de mudar de lugar durante a maior parte do tempo e o lugar do livro é certamente um lugar de liberdade.
Palestrantes:
Prof. Dr. Davidson Sepini Gonçalves – PUC MG
Profa. Dra. Vanessa Girotto UNIFAL MG e Instituto Braudel de São Paulo, com Debora dos Santos Nascimentos e Claudia Alves Casimiro.
Mediação:
Profa. Dra. Andrea Mollica do Amarante Paffaro – Museu da Memória e Patrimônio – UNIFAL MG
. 16h00 – Mesa 4: “As gerações hiper conectadas na sala de aula: um rito de passagem digital”
Resumo: Explorar como as atuais gerações estão transformando o ambiente educacional, analisando como a hiper conexão representa um novo rito de passagem na sociedade contemporânea e suas implicações para a educação.
Palestrante:
Profa. Dra. Aline Reis, Nós Educação e Universidad Nacional de Rosário (Argentina).
Mediação:
Prof. Dr. Fabrício Santos Rita (IFSULDEMINAS campus Muzambinho).
. 17h30 – Mesa 05: Eduko: múltiplas frentes da educação em comunidade
Resumo: Diante de uma educação capitalista que mira na competição como um princípio para sua manutenção, há que se mudar a direção. Explorar o conceito de comunidade de aprendizagem é evocar as discussões de Bell Hooks, José Pacheco e Lauro de Oliveira Lima sobre o tema, numa constatação sobre a importância de evidenciar a prática colaborativa não só no fazer educativo, mas também no que tange a formação continuada de educadores. É preciso, como educadores, não apenas ensinar em colaboração, mas aprender também com nossos pares. A partir desta premissa, vamos explorar as bases da Comunidade Eduko como um espaço de potencializar essa abordagem.
Palestrantes:
Danilo Filho – Sesc MG e Gideone Cesar – Senac MG.
**Oferecimento Sesc e Senac MG
Trabalhos Científicos e Minicursos
Para participar do dia 02/05, o Congressista deve fazer a inscrição como submissão de trabalho, submetendo ou não. A inscrição é válida para submeter trabalho e/ou participar dos workshops.
Inscrições dos workshops pelo email: maira@gsceventos.com.br
. 8h – Orientação para chegada dos congressistas que apresentarão banners ou farão apresentação oral.
Sala 01: Biblioteca Centenário
. 9h00 às 11h00
Apresentações Oral Eixos 1,2 e 3
. 13h30 às 16h00
Workshop UNIFAL: “Literatura e Cinema: práticas leitoras antirracistas”
Palestrante:
Profa. Dra. Telma Borges UFMG
Profa. Dra. Geovania Lúcia dos santos – Unifal MG
Mediação:
Rafael da Silva Mendes – Licenciando Curso de Letras, e intercambista “Caminhos Amefricanos” do Programa MIR/CAPES.
Sala 02: Thermas Aud 01
. 9h00 às 11h00
Apresentações Oral Eixos 4,5 e 6
. 13h30 às 16h00
Workshop UNIFAL: A matéria autobiográfica no romance brasileiro dos séculos XIX e XX
Ministrante:
Prof. Dr. Eloésio Paulo – UNIFAL-MG
Mediação:
Prof. Dr. Jessié Gutierres – UNIFAL MG.
**Lançamento exclusivo do livro.
Sala 03: Thermas Aud 02
. 9h00 às 11h00
Apresentações Oral Eixos 7, 8 e 9
. 13h30 às 16h00
Minicurso 3 – Unifal: “Contribuições da neurociência para a aquisição da habilidade de leitura”
Palestrante: Profa. Dra. Camila León – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Sala 04: Auditório Teatro da Urca
. 9h00 às 11h00
Apresentações Oral Eixos 10, 11 e 12
. 13h30 às 16h00
Minicurso 4: Gestos Embrionários de Leitura na Educação Infantil
Ministrante:
Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza
UNESP de Presidente Prudente e professora visitante na Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL- MG.
Mediação:
Profa. Dra. Daniella Eufrásio – UNIFAL MG.
** Lançamento exclusivo do livro
Sala 05 – Salão Norte Urca
. 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Apresentação de banners
Palestra Master de Encerramento - Teatro da Urca
. 17h30 – Por uma educação literária e leitura pelas bordas de uma literatura emergente e inovadora.
Resumo: A mesa abordará o caráter dialógico entre a literatura, a leitura e a educação literária, a partir de uma perspectiva multidisciplinar ampla, tendo presente as diversas interfaces e conexões que a literatura e sua interlocução discursiva estabelece com outras áreas do conhecimento e linguagens. Portanto, se referir as “bordas”, neste contexto, significa aludir aos espaços não canônicos que, segundo Junkes (2020), deslocam a observação em direção ao centro do que é considerado periférico, marginal e até excêntrico através de outro campo estético e da cosmopolítica. Deste modo, a educação literária e leitura pelas bordas significa referir-se a uma literatura emergente e inovadora que estabelece novas formas de compreensão das produções narrativas contemporâneas e leituras baseadas em tensões, estéticas específicas, bem como utopias e distopias que confrontam os limites do cânone tradicional, porém que assinalam caminhos para a transformação.
Palestrantes:
Profa. Dra. Antonia Javiera Cabrera Muñoz – UFVJM – Brasil
Profa. Dra. Lorena P. López Torres – UCM – Chile
*Prof. Dr. Eloésio Paulo – UNIFAL-MG – Brasil
Profa. Dra. Marina Fierro Concha – UCM – Chile
Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León – UNIFAL-MG – Brasil (mediador da mesa)