A empresa de empreendimento e organização em eventos culturais, científicos e de negócios, fundada há 35 anos e realizadora do Festival Literário de Poços de Caldas – Flipoços, lançou em 2017 mais um grande evento, o “Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas”. A área de Educação sempre mereceu um carinho especial de toda equipe GSC, que desenvolveu durante sete anos o Encontro de Educação como parte da programação do Festival Literário. Esse foi o ponto de partida para o Congresso.
O Congresso é uma grande oportunidade para unir acadêmicos, educadores e gestores educacionais, possibilitando um processo integrado de reflexão sobre temas e desafios contemporâneos da educação. Tal processo é fortalecido através dos convidados de renome e sua abordagem de variados assuntos correlatos. Tem como intuito refletir sobre as implicações das políticas educacionais nas redes educacionais; reconhecer o educando como sujeito de direitos, protagonista em diferentes sentidos, experiências e horizontes; e analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da educação da infância e juventude, visando uma educação de qualidade.
Também tem o objetivo de reunir contribuições científicas, através de submissão de trabalhos dos congressistas, com o propósito de discutir e apontar resultados de pesquisas e estudos, propor novas intervenções e indicar necessidades de novos estudos em cada área de abrangência da educação. Somando-se a isso, o Congresso conta ainda com uma Feira de Educação com editoras e livrarias específicas da área, além de empresas relacionadas.
O Congresso conta com um corpo técnico e acadêmico não só do IFSULDEMINAS, responsável pela avaliação dos trabalhos científicos, como também contribuições de professores, mestres e doutores de outras importantes entidades acadêmicas, além da fundamental parceria com a Secretaria de Educação de Poços de Caldas. O Congresso destina-se a Acadêmicos: Estudantes de graduação, pós-graduação e outras; Educadores: professores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, áreas de humanas em geral; Gestores educacionais: diretores de universidade e escolas, profissionais de áreas administrativas na Educação; Entidades vinculadas à Educação: Escolas, Universidades, Institutos Federais, empresas privadas, dentre outros.