Anais 2017

Anais Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas

ISSN ONLINE - Nº 2526-8996

Apresentação

Em 2025, o Anais do Congresso Nacional de Educação chega à sua 9ª edição, reunindo artigos de  profissionais, estudantes e especialistas que discutem as transformações e os desafios da área educacional.

Com o tema central “Educação e Literatura: Caminhos para a Transformação”, o congresso reúne trabalhos de educadores, escritores, gestores, estudantes e todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação e da leitura. Uma oportunidade única para debater temas fundamentais, como o incentivo à leitura nas escolas, a formação de professores, a inclusão educacional e o papel da literatura na construção de uma sociedade criativa, justa e equitativa.

Corpo Editorial

– Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León – Unifal MG

– Prof. Dr. José Francisco Lopes Xarão – Unifal MG

– Prof. Dr. Fabrício Santos Rita – IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

– Prof. Dr. Celso Ferrarezi – Unifal MG

– Prof. Dr. Marco Antonio Villarta Neder – UFLA

– Profa. Dra. Antonia Javieira Cabrera Munoz – UFVJM

– Profa. Dra. Daniela Eufrásio – Unifal MG

– Profa. Dra. Helena Maria dos Santos Felício – Unifal MG

– Profa. Dra. Lorena P. Lopez Torres – UCM Chile

– Profa. Dra. Marina Fierro Concha – UCM Chile

– Profa. Dra. Rosangela Rodrigues Borges – Unifal MG

– Profa. Dra. Marilsa Aparecida Mota – Unifal MG

– Prof. Dr. João Marcos Araújo Tomé – PUC MG

– Profa. Dra. Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza – Unifal MG

– Profa. Dra. Celia Weigert – Unifal MG

– Profa Dra. Renata Junqueira de Souza

– Profa Dra Michele Cristine da Silva Toti – Unifal MG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas, MG.

Periodicidade

Os artigos são publicados anualmente após avaliação e apresentação presencial no congresso.

Normas

Diretrizes para Autores – Elaboração de Resumo

  1. Título do Resumo
  • Deve ser centralizado, em caixa alta, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Limitado a 180 caracteres com espaços.
  • Nome do autor, alinhado à direita, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento de seis pontos entre o parágrafo anterior e o posterior.
  • Vínculo institucional do autor em nota de rodapé, entrar pela maior titulação e na sequência o vínculo institucional com a maior Unidade.
  • Cada autor somente poderá submeter um único trabalho como autor principal. Não há limite de submissão como coautor. Cada trabalho poderá ter até no máximo um autor principal e 4 coautores, totalizando 5 autores.
  • Usar este o modelo que está na ultima pagina deste arquivo.
  1. Corpo do Resumo
  • Deve conter entre 1000 e 1200 palavras (não inclui título, palavras-chave e referências).
  • Estruturado em parágrafo único, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Resumos de estudos originais ou revisões devem conter as seções:
    • Introdução
    • Método
    • Resultados
    • Discussão
    • Conclusão/Considerações Finais
  • Estudos originais envolvendo seres humanos e/ou animais devem informar o número do parecer de aprovação do CEP ou CEUA na última linha da seção Método.
  • Relatos de experiência devem conter as seções:
    • Introdução
    • Descrição da Experiência
    • Discussão
    • Considerações Finais
    • A seção Descrição da Experiência deve começar mencionando a origem do relato (ex.: “Trata-se de um relato de experiência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [PIBID], à Residência Pedagógica, ao projeto de ensino/extensão intitulado ‘xxxxx’, entre outros”).
  1. Objetivo do Resumo
  • O(s) objetivo(s) deve(m) ser claro(s) e estar expressos na última frase da Introdução.
  1. Formatação
  • Os termos introdutórios das seções (ex.: Introdução, Método) devem estar em negrito, com a primeira letra maiúscula e seguidos de dois pontos (ex.: “Método: trata-se de um estudo transversal…”).
  • A palavra seguinte ao termo introdutório deve iniciar com letra minúscula.
  • Citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023).
  1. Palavras-chave
  • Localizadas ao final do corpo do resumo.
  • Entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto final, iniciadas com letra maiúscula (ex.: Educação. Sustentabilidade. Inovação.).
  1. Referências
  • Devem vir após as palavras-chave.
  • Entre 7 e 10 referências, fonte Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética, conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2018).
  1. Agradecimentos
  • Obrigatório para trabalhos financiados por agências de fomento (ex.: FAPEMIG, CAPES, CNPq).
  • Devem ser incluídos após as palavras-chave e antes das referências.
  • Para trabalhos sem apoio institucional, a seção é opcional.
  1. Resultados: Tabelas e Figuras
  • Tabelas e figuras podem ser incluídas, se necessário, após as referências.
  • Devem ser de alta qualidade e limitadas à 3ª página do resumo.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 11.
  • Títulos de figuras devem estar acima delas (ex.: Figura 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Fig. 1”).
  • Títulos de tabelas devem estar acima (ex.: Tabela 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Tab. 1”).
  • Não usar bordas ao redor das figuras.
  1. Orientações Adicionais
  • Usar este o modelo que está na última pagina deste arquivo
  • Submeter o resumo em arquivo único (formatos .doc ou .docx) impreterivelmente até a data de XXXX.
  • O tamanho do arquivo não deve exceder 2 MB.
  • Respeitar margens:
    • Superior: 5 cm
    • Inferior, direita e esquerda: 2 cm
  • Nomes científicos (gêneros e categorias infra genéricos) e palavras de origem estrangeira devem estar em itálico.
  • Siglas e abreviaturas devem ser precedidas por sua forma completa na primeira menção (ex.: Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG).
  • Números até dez devem ser escritos por extenso, salvo se acompanhados de unidades de medida ou se referirem a figuras ou tabelas.
  1. Publicação e Submissão
  • Somente resumos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CNE) em formato eletrônico.
  • É imprescindível seguir todas as orientações para garantir a publicação.

Usar este o modelo que está na última página deste arquivo

Edição Atual

Anais Congresso Nacional de Educação 2017

Anais 2017

01. CURRÍCULO INTEGRADOR E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO


02. A INFLUÊNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA


05. CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES OFERTADOS PELOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS


06. UM OLHAR NA POLÍTICA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS A PARTIR DA RESOLUÇÃO Nº 2972 DE 16 DE MAIO DE 2016


08. NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA USO DO M-LEARNING NA SALA DE AULA


09. VYGOTSKY – TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM


11. ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA E ÊXITO


12. PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA RESPONSABILIDADE SOCIAL E ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL


13. LITERATURA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM – UMA BOA SEMENTE!


14. COMPARAÇÃO DO PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CENTRO REGIONAL UNIVERSITÁRIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL SP


15. REALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA CAMPANHA VIRTUAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE TENÍASE E CISTICERCOSE


17. A LEITURA COMO SUBSTITUTIVA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NOS PRESÍDIOS UMA EXPERIÊNCIA NO PRESÍDIO DE POÇOS DE CALDAS


18. DCN 2015 PARA QUAL DIREÇÃO CAMINHA AS POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL


19. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E A CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS RECORTE DE PESQUISA DE MESTRADO


21. EVASÃO DO ENSINO SUPERIOR COMPARATIVO DOS DISCENTES COTISTAS E NÃO COTISTAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL


22. REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR


23. CERTIFICAÇÃO SELO DA QUALIDADE UMA ABORDAGEM CRÍTICA VIA PBL


25. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS O USO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO AO ESTUDANTE SURDO EM PETROLINA PE


27. A IMPORTÂNCIA DE TRABALHOS DE CAMPO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM APRENDIZADO EFICAZ DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE


28. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SANTA, MINAS GERAIS


31. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O FORTALECIMENTO DO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA OS SUJEITOS DA MODALIDADE EJA NO BRASIL


32. ESCALA DE JULGAMENTO MORAL AMBIENTAL


33. VIVÊNCIAS ESCOLARES OLHARES DE DOIS BOLSISTAS DO PIBID


 

34. UM ESTADO DA ARTE DA PESQUISA ACADÊMICA EM GEOGRAFIA E LITERATURA A IDENTIDADE NACIONAL E A LITERATURA INFANTIL EM QUESTÃO


36. A TESSITURA DO LETRAMENTO INFORMACIONAL POR ATIVIDADES DE ESTÍMULO À LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR ESTUDO DE CASO EM ESCOLA MUNICIPAL


37. O LÚDICO NO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


38. DESENVOLVIMENTO HUMANO UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE


39. ABORDAGEM DE GÊNERO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS


41. PRODUÇÃO DE NARRATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNESP – RC


42. A FAMÍLIA E A INDISCIPLINA ESCOLAR


43. GESTÃO DEMOCRÁTICA UMA QUESTÃO DE PARTICIPAÇÃO


44. ANSIEDADE MATEMÁTICA E AUTODIDATISMO


46. O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR


47. TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


48. COTAS NA UNIVERSIDADE E PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE


49. A DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS SUPERIORES


50. A ETAPA-AÇÃO PRÁTICAS NA PREPARAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA


 

51. A NOVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL


52. ANÁLISE PERCEPTIVA DE ADOLESCENTES ACERCA DA TRANSSEXUALIDADE E O USO DESTES CONHECIMENTOS EM SALA DE AULA


53. ESTIMULANDO A COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS MUITO QUIETAS NA ESCOLA RELATO DE EXPERIÊNCIA


54. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL DO PEDAGOGO SEGUNDO ESTUDANTES DE PEDAGOGIA


57. CIBERCULTURA TRANSFORMANDO O PROFESSOR EM FERRAMENTA TECNOLÓGICA EM SALA DE AULA


60. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA UMA PESQUISA-AÇÃO


64. A EXPERIÊNCIA COM O PROJETO PILOTO ”CALENDÁRIO SOCIAL NO COTIDIANO ESCOLAR”


65. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA


67. BOOKCROSSING COMO O COMPARTILHAMENTO DA INFORMAÇÃO PODE CONTRIBUIR NA DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA DOS DISCENTES DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE


69. SOBRE AS NOÇÕES DE SEMELHANÇA E DESSEMELHANÇA NA DEFINIÇÃO DA HUMANIDADE INDÍGENA UM ESTUDO A PARTIR DE UM TEXTO JESUÍTICO DO SÉCULO XVI


71. A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO OCULTO NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS RELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR


73. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – REFLEXÕES PARA PRÁTICAS QUE PROMOVAM A DIVERSIDADE


74. PRODUÇÃO TEXTUAL NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR


75. EDUCAÇÃO PARA SAÚDE SEXUAL DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE