Anais 2024

Anais Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas

ISSN ONLINE - Nº 2526-8996

Apresentação

Em 2025, o Anais do Congresso Nacional de Educação chega à sua 9ª edição, reunindo artigos de  profissionais, estudantes e especialistas que discutem as transformações e os desafios da área educacional.

Com o tema central “Educação e Literatura: Caminhos para a Transformação”, o congresso reúne trabalhos de educadores, escritores, gestores, estudantes e todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação e da leitura. Uma oportunidade única para debater temas fundamentais, como o incentivo à leitura nas escolas, a formação de professores, a inclusão educacional e o papel da literatura na construção de uma sociedade criativa, justa e equitativa.

Corpo Editorial

– Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León – Unifal MG

– Prof. Dr. José Francisco Lopes Xarão – Unifal MG

– Prof. Dr. Fabrício Santos Rita – IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

– Prof. Dr. Celso Ferrarezi – Unifal MG

– Prof. Dr. Marco Antonio Villarta Neder – UFLA

– Profa. Dra. Antonia Javieira Cabrera Munoz – UFVJM

– Profa. Dra. Daniela Eufrásio – Unifal MG

– Profa. Dra. Helena Maria dos Santos Felício – Unifal MG

– Profa. Dra. Lorena P. Lopez Torres – UCM Chile

– Profa. Dra. Marina Fierro Concha – UCM Chile

– Profa. Dra. Rosangela Rodrigues Borges – Unifal MG

– Profa. Dra. Marilsa Aparecida Mota – Unifal MG

– Prof. Dr. João Marcos Araújo Tomé – PUC MG

– Profa. Dra. Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza – Unifal MG

– Profa. Dra. Celia Weigert – Unifal MG

– Profa Dra. Renata Junqueira de Souza

– Profa Dra Michele Cristine da Silva Toti – Unifal MG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas, MG.

Periodicidade

Os artigos são publicados anualmente após avaliação e apresentação presencial no congresso.

Normas

Diretrizes para Autores – Elaboração de Resumo

  1. Título do Resumo
  • Deve ser centralizado, em caixa alta, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Limitado a 180 caracteres com espaços.
  • Nome do autor, alinhado à direita, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento de seis pontos entre o parágrafo anterior e o posterior.
  • Vínculo institucional do autor em nota de rodapé, entrar pela maior titulação e na sequência o vínculo institucional com a maior Unidade.
  • Cada autor somente poderá submeter um único trabalho como autor principal. Não há limite de submissão como coautor. Cada trabalho poderá ter até no máximo um autor principal e 4 coautores, totalizando 5 autores.
  • Usar este o modelo que está na ultima pagina deste arquivo.
  1. Corpo do Resumo
  • Deve conter entre 1000 e 1200 palavras (não inclui título, palavras-chave e referências).
  • Estruturado em parágrafo único, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Resumos de estudos originais ou revisões devem conter as seções:
    • Introdução
    • Método
    • Resultados
    • Discussão
    • Conclusão/Considerações Finais
  • Estudos originais envolvendo seres humanos e/ou animais devem informar o número do parecer de aprovação do CEP ou CEUA na última linha da seção Método.
  • Relatos de experiência devem conter as seções:
    • Introdução
    • Descrição da Experiência
    • Discussão
    • Considerações Finais
    • A seção Descrição da Experiência deve começar mencionando a origem do relato (ex.: “Trata-se de um relato de experiência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [PIBID], à Residência Pedagógica, ao projeto de ensino/extensão intitulado ‘xxxxx’, entre outros”).
  1. Objetivo do Resumo
  • O(s) objetivo(s) deve(m) ser claro(s) e estar expressos na última frase da Introdução.
  1. Formatação
  • Os termos introdutórios das seções (ex.: Introdução, Método) devem estar em negrito, com a primeira letra maiúscula e seguidos de dois pontos (ex.: “Método: trata-se de um estudo transversal…”).
  • A palavra seguinte ao termo introdutório deve iniciar com letra minúscula.
  • Citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023).
  1. Palavras-chave
  • Localizadas ao final do corpo do resumo.
  • Entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto final, iniciadas com letra maiúscula (ex.: Educação. Sustentabilidade. Inovação.).
  1. Referências
  • Devem vir após as palavras-chave.
  • Entre 7 e 10 referências, fonte Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética, conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2018).
  1. Agradecimentos
  • Obrigatório para trabalhos financiados por agências de fomento (ex.: FAPEMIG, CAPES, CNPq).
  • Devem ser incluídos após as palavras-chave e antes das referências.
  • Para trabalhos sem apoio institucional, a seção é opcional.
  1. Resultados: Tabelas e Figuras
  • Tabelas e figuras podem ser incluídas, se necessário, após as referências.
  • Devem ser de alta qualidade e limitadas à 3ª página do resumo.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 11.
  • Títulos de figuras devem estar acima delas (ex.: Figura 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Fig. 1”).
  • Títulos de tabelas devem estar acima (ex.: Tabela 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Tab. 1”).
  • Não usar bordas ao redor das figuras.
  1. Orientações Adicionais
  • Usar este o modelo que está na última pagina deste arquivo
  • Submeter o resumo em arquivo único (formatos .doc ou .docx) impreterivelmente até a data de XXXX.
  • O tamanho do arquivo não deve exceder 2 MB.
  • Respeitar margens:
    • Superior: 5 cm
    • Inferior, direita e esquerda: 2 cm
  • Nomes científicos (gêneros e categorias infra genéricos) e palavras de origem estrangeira devem estar em itálico.
  • Siglas e abreviaturas devem ser precedidas por sua forma completa na primeira menção (ex.: Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG).
  • Números até dez devem ser escritos por extenso, salvo se acompanhados de unidades de medida ou se referirem a figuras ou tabelas.
  1. Publicação e Submissão
  • Somente resumos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CNE) em formato eletrônico.
  • É imprescindível seguir todas as orientações para garantir a publicação.

Usar este o modelo que está na última página deste arquivo

Edição Atual

Anais Congresso Nacional de Educação 2024

Anais 2024

A CRIAÇÃO DE UM WEBSITE COMO RECURSO PARA A GESTÃO REFLEXÕES SOBRE A DIFICULDADE DE USAR A TECNOLOGIA

A DIFICULDADE DO ENSINO DA GEOMETRIA EM UMA ESCOLA DE REGIÃO PERIFÉRICA DO SUL DE MINAS GERAIS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PARA O APRENDIZADO INFANTIL COM A MATEMÁTICA

A LIBRAS COMO UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO SOCIAL DA EDUCAÇÃO

A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR PARA ALUNOS ATÍPICOS

A PREVENÇÃO DO DIABETES MELITTUS

AÇÕES DE PROMOÇÃO EM SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA

BRINQUEDOTECA LUDICIDADE NO APRENDIZADO

BULLYING NA ESCOLA

BURNOUT EM PROFESSORES A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

CAMINHOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO UMA JORNADA DE CONHECIMENTO

COMO TRATAR A INDISCIPLINA CONVERSA COM DOCENTES

CONTEXTOS DE ATIVIDADES HUMANAS ESCOLARES E A PROBLEMATIZAÇÃO INDISCIPLINAR DE PRÁTICAS

CRIANÇAS ATÍPICAS NO AMBIENTE ESCOLAR

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS MG

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

ENFRENTANDO A SEXUALIZAÇÃO PRECOCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ESCOLAS RURAIS DE ALFENAS MG RESISTÊNCIAS FRENTE AO PROCESSO DE PADRONIZAÇÃO ESCOLAR

EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

GESTÃO ESCOLAR E A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

GESTÃO ESCOLAR E INCLUSÃO

GESTÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

GESTÃO ESCOLAR E INCLUSÃO

GESTÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

HANSENIASE PROMOCAO DE MULTIPLICADORES

HORTA NA ESCOLA O CAMINHO PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO COMBATE À VIOLÊNCIA NA ESCOLA

INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO REGULAR

INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO COMBATE E INIBIÇÃO DA PRÁTICA DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

JARDIM SENSORIAL DA INCLUSÃO À EDUCAÇÃO

MENTE CÉREBRO E EDUCAÇÃO INTEGRANDO A NEUROCIÊNCIA NOS PROCESSOS

NEOLIBERALISMO E A FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

O BULLYING E A GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR DESAFIOS E POSSIBILIDADES

O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ESTRATÉGIAS IMPACTOS E DESAFIOS

O ENFERMEIRO ORIENTANDO SOBRE A PREVENÇÃO DA PEDOFILIA

O MANEJO DO DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO INFANTOJUVENIL UMA PRATICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE MÉDICA

O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INTEGRAL ANÁLISE E PROPOSTAS

O PAPEL DO SUPERVISOR NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA

O REFLEXO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

OS ESFORCOS DA ATENCAO PRIMARIA NA INFORMACAO E NO DIAGNOSTICO DA HANSENIASE

OSTEOPOROSE E O PAPEL EDUCATIVO DO ENFERMEIRO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL

PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA ATITUDES QUE SALVAM VIDAS

READEQUAÇÃO DA BRINQUEDOTECA

REPENSANDO A PRÁTICA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E O DESGATE EMOCIONAL DE DOCENTES

USO DAS TECNOLOGIAS EM UMA ESCOLA RURAL ENTRE O IDEAL

VALORIZAÇÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA UMA ANÁLISE DAS LUTAS E

MEDIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO ACERTIVA

DIVERSIDADE SOCIAL RESPEITO ÀS DIFERENÇAS NO ESPAÇO