Anais 2020

Anais Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas

ISSN ONLINE - Nº 2526-8996

Apresentação

Em 2025, o Anais do Congresso Nacional de Educação chega à sua 9ª edição, reunindo artigos de  profissionais, estudantes e especialistas que discutem as transformações e os desafios da área educacional.

Com o tema central “Educação e Literatura: Caminhos para a Transformação”, o congresso reúne trabalhos de educadores, escritores, gestores, estudantes e todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação e da leitura. Uma oportunidade única para debater temas fundamentais, como o incentivo à leitura nas escolas, a formação de professores, a inclusão educacional e o papel da literatura na construção de uma sociedade criativa, justa e equitativa.

Corpo Editorial

– Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León – Unifal MG

– Prof. Dr. José Francisco Lopes Xarão – Unifal MG

– Prof. Dr. Fabrício Santos Rita – IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

– Prof. Dr. Celso Ferrarezi – Unifal MG

– Prof. Dr. Marco Antonio Villarta Neder – UFLA

– Profa. Dra. Antonia Javieira Cabrera Munoz – UFVJM

– Profa. Dra. Daniela Eufrásio – Unifal MG

– Profa. Dra. Helena Maria dos Santos Felício – Unifal MG

– Profa. Dra. Lorena P. Lopez Torres – UCM Chile

– Profa. Dra. Marina Fierro Concha – UCM Chile

– Profa. Dra. Rosangela Rodrigues Borges – Unifal MG

– Profa. Dra. Marilsa Aparecida Mota – Unifal MG

– Prof. Dr. João Marcos Araújo Tomé – PUC MG

– Profa. Dra. Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza – Unifal MG

– Profa. Dra. Celia Weigert – Unifal MG

– Profa Dra. Renata Junqueira de Souza

– Profa Dra Michele Cristine da Silva Toti – Unifal MG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas, MG.

Periodicidade

Os artigos são publicados anualmente após avaliação e apresentação presencial no congresso.

Normas

Diretrizes para Autores – Elaboração de Resumo

  1. Título do Resumo
  • Deve ser centralizado, em caixa alta, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Limitado a 180 caracteres com espaços.
  • Nome do autor, alinhado à direita, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento de seis pontos entre o parágrafo anterior e o posterior.
  • Vínculo institucional do autor em nota de rodapé, entrar pela maior titulação e na sequência o vínculo institucional com a maior Unidade.
  • Cada autor somente poderá submeter um único trabalho como autor principal. Não há limite de submissão como coautor. Cada trabalho poderá ter até no máximo um autor principal e 4 coautores, totalizando 5 autores.
  • Usar este o modelo que está na ultima pagina deste arquivo.
  1. Corpo do Resumo
  • Deve conter entre 1000 e 1200 palavras (não inclui título, palavras-chave e referências).
  • Estruturado em parágrafo único, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Resumos de estudos originais ou revisões devem conter as seções:
    • Introdução
    • Método
    • Resultados
    • Discussão
    • Conclusão/Considerações Finais
  • Estudos originais envolvendo seres humanos e/ou animais devem informar o número do parecer de aprovação do CEP ou CEUA na última linha da seção Método.
  • Relatos de experiência devem conter as seções:
    • Introdução
    • Descrição da Experiência
    • Discussão
    • Considerações Finais
    • A seção Descrição da Experiência deve começar mencionando a origem do relato (ex.: “Trata-se de um relato de experiência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [PIBID], à Residência Pedagógica, ao projeto de ensino/extensão intitulado ‘xxxxx’, entre outros”).
  1. Objetivo do Resumo
  • O(s) objetivo(s) deve(m) ser claro(s) e estar expressos na última frase da Introdução.
  1. Formatação
  • Os termos introdutórios das seções (ex.: Introdução, Método) devem estar em negrito, com a primeira letra maiúscula e seguidos de dois pontos (ex.: “Método: trata-se de um estudo transversal…”).
  • A palavra seguinte ao termo introdutório deve iniciar com letra minúscula.
  • Citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023).
  1. Palavras-chave
  • Localizadas ao final do corpo do resumo.
  • Entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto final, iniciadas com letra maiúscula (ex.: Educação. Sustentabilidade. Inovação.).
  1. Referências
  • Devem vir após as palavras-chave.
  • Entre 7 e 10 referências, fonte Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética, conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2018).
  1. Agradecimentos
  • Obrigatório para trabalhos financiados por agências de fomento (ex.: FAPEMIG, CAPES, CNPq).
  • Devem ser incluídos após as palavras-chave e antes das referências.
  • Para trabalhos sem apoio institucional, a seção é opcional.
  1. Resultados: Tabelas e Figuras
  • Tabelas e figuras podem ser incluídas, se necessário, após as referências.
  • Devem ser de alta qualidade e limitadas à 3ª página do resumo.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 11.
  • Títulos de figuras devem estar acima delas (ex.: Figura 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Fig. 1”).
  • Títulos de tabelas devem estar acima (ex.: Tabela 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Tab. 1”).
  • Não usar bordas ao redor das figuras.
  1. Orientações Adicionais
  • Usar este o modelo que está na última pagina deste arquivo
  • Submeter o resumo em arquivo único (formatos .doc ou .docx) impreterivelmente até a data de XXXX.
  • O tamanho do arquivo não deve exceder 2 MB.
  • Respeitar margens:
    • Superior: 5 cm
    • Inferior, direita e esquerda: 2 cm
  • Nomes científicos (gêneros e categorias infra genéricos) e palavras de origem estrangeira devem estar em itálico.
  • Siglas e abreviaturas devem ser precedidas por sua forma completa na primeira menção (ex.: Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG).
  • Números até dez devem ser escritos por extenso, salvo se acompanhados de unidades de medida ou se referirem a figuras ou tabelas.
  1. Publicação e Submissão
  • Somente resumos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CNE) em formato eletrônico.
  • É imprescindível seguir todas as orientações para garantir a publicação.

Usar este o modelo que está na última página deste arquivo

Edição Atual

Anais Congresso Nacional de Educação 2020

Anais 2020

01-Competências Digitais de Professores de Educação Básica e Práticas Didáticas no Contexto da BNCC

 

03_A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ESCRITA DE ARTIGO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO RECURSO DIDÁTICO

04_UTILIZAÇÃO DO FERMENTO BIOLÓGICO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA

06_METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA

07_CIÊNCIA PARA A SOCIEDADE CULTIVO in vitro

08_ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO PARA O ENSINO MÉDIO METODOLOGIA ATIVA

09_ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE HISTOLOGIA DE LIVROS DIDÁTICOS OFERTADOS AO ENSINO MÉDIO O TECIDO MUSCULAR

10_FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE BRASIL E FINLÂNDIA

14_REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE O QUE O CURRÍCULO TEM A VER COM ISSO

15_PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA GRADUANDOS

16_ATIVIDADE COLETIVA NO ACOMPANHAMENTO DO DISCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROSA EM RODA EM FOCO

17_O USO DO ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO IND COMO FER DE ACOMPANHAMENTO DO DISCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

18_O FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DISCURSOS SOBRE O PROCESSO DE ESTRUTURAÇÃO DIDÁTICA DE UMA AULA

19_ARTE E DIVERSIDADE UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO

21_CLUBE DE LEITURA NA ESCOLA UMA RELEITURA DOS CONTOS DE FADAS

22_ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA

23_A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PRINCÍPIO DO CONHECIMENTO PERTINENTE

24_20 ANOS DA CARTA DA TERRA -226 CONFLUÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO

25_ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA _LEITURA E ESCRITA_ PARA ALUNOS SURDOS

26_O ARTESANATO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PARA CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA _TRANSTORNO DO ESPECTR

27_ANÁLISE DO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ASPECTOS BILÍNGUES

28_AUDIODESCRIÇÃO (AD) E AS BRINCADEIRAS INFANTIS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PROPICIANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE’s)

29_FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES REFLEXÕES NO CONTEXTO DA BNCC

30_O PNLD CAMPO UM OLHAR SOBRE A REALIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS DA ZONA RURAL

31_MOBILIDADE ACADÊMICA VIRTUAL EM MEIO À PANDEMIA

32_ANÁLISE E PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

33_JUDÔ UMA ANÁLISE DE SEUS PRINCÍPIOS PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

33_JUDÔ UMA ANÁLISE DE SEUS PRINCÍPIOS PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

35_COMUNIDADE DOS GOMES NOTÍCIA SOCIOLINGUÍSTICA DO FALAR DE UMA COMUNIDADE TÍPICA NA REGIÃO DE JURUAIA, MG

36_MATERIAIS DIDÁTICOS DO PNAIC FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

37_O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTREGAL E A PANDEMIA DESAFIOS DO ENSINO REMOT

38_DESAFIOS DA INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

39_EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE ESTRATÉGIAS

40_A EDUCAÇÃO, OS JOVENS E O CONSUMISMO NA MODERNIDADE LÍQUIDA DE BAUMAN

41_PROFESSOR INICIANTE E INGRESSANTE NUMA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS DINÂMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

42_AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA POLÍTICA ALTERNATIVA DE REGULAÇÃO DA QUALIDADE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINAS

43_PROVA CAMPINAS 2016 PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES DE MOBILIZAÇÃO CULTURAL

44_A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃ

45_A FORMAÇÃO DOCENTE E O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS CEMEI-222S DE VARGINHA-MG

46_CRENÇAS E SENTIMENTOS DOS PROFESSORES FRENTE AO TRABALHO COM A INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO REGULAR

48_RELATO DE VIVÊNCIA PROJETO -223QUEM CUIDA DE MIM-224

49_A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL SOB O OLHAR DOS PROFESSORES

50_META 7 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DISCUSSÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

51_EDUCAÇÃO PARA A VIDA DIVERSIDADE DE GÊNERO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

52_REFLEXOS DA GESTÃO PARTICIPATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

53_EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

54_TRABALHANDO AS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

55_A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E PRÁTICA DE LEITURA A INFÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

56_A FORMAÇÃO DOCENTE E O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS CEMEI-222S DE VARGINHA-MG

57_DESAFIOS DA INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

58_IDENTIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL

60_AFETIVIDADE NA PERSPECTIVA DE WALLON E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

61_A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO

62_O ESTUDO DA LUDICIDADE NA MATEMÁTICA NO ENSINO

63_RELATO DE VIVÊNCIA PROJETO -223CONVIVER MELHOR-224

64_A IMPORTANCIA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

65_APLICAÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA PLANTAS MEDICINAIS

66_APLICAÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA JOGO DA ZOOLOGIA

67_O USO DE MATERIAIS DESCARTADOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO

68_RELATO DE EXPERIENCIA RECICLAGEM, UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CAMBUÍ-MG.

69_O QUE HÁ DE ÁFRICA EM NÓS bonecas Abayomi

70_CURRÍCULO, MOBILIDADES DE SABERES E INTELIGÊNCIAS

71_POLÍTICAS PÚBLICAS, ESCOLA E FAMÍLIA NA PREVENÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

72_EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA GESTÃO ESCOLAR

74_O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES E DE HIGIENE

75_AVALIAÇÃO os reflexos no processo de ensino e aprendizagem

76_EDUCAÇÃO ESPECIAL E ESCOLA INCLUSIVA GESTÃO X FAMÍLIA

77_A LUDICIDADE E OS JOGOS NOS AMBIENTES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

78_O QUE É PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO PDI POR ONDE COMEÇAR SUA CONSTRUÇÃO

79_CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

80_HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SEU ENRIQUECIMENTO PEDAGÓGICO PARA FACILITAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DA LEITURA

81_ENTRE O BRINCAR E O APRENDER UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

82_GESTÃO ESCOLAR AS ATRIBUIÇÕES DE UM GESTOR DE SUCESSO

83-PLANO DE CONVIVÊNCIA TRABALHANDO VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR

84_COLOCANDO A MÃO NA MASSA E APRENDENDO MATEMÁTICA

85_AS RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

86_OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA ANÁLISE A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS EDUCADORE

87_A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA

88_O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO AFETIVO E COGNITIVO DA CRIANÇA

89_FAMÍLIA SUA FORMAÇÃO DIVERSA, O PRECONCEITO E A ESCOLA

90_AS DIFERENÇAS NA SALA DE AULA

91_OS DESAFIOS DO AUTISMO NO COTIDIANO ESCOLAR

92_IDENTIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL

94_APORTE DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

95_EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

96_PEDAGOGIA TRADICIONAL VERSUS PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS -226 A CRESCENTE BUSCA POR NOVOS MÉTODOS DE ENSINO

97_ENSINO DE GEOGRAFIA,DIVERSIDADE E ESTÁGIO.

98_PERCEPÇÕES DE GESTORES ESCOLARES FRENTE AOS PRINCIPAIS DESAFIOS DE SUA PRÁTICA

100_WEBINAR MULHERES NA CIÊNCIA PESQUISADORAS NA LUTA CONTRA O COVID-19

101_A ESCOLA COMO UM INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO NA SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS RECICLÁVEIS

102_SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA

103_UMA ANÁLISE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES NA INFÂNCIA

104_A LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO GRAFOCÊNTRICA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA EM DOIS CONTEXTOS ESCOLARE

105_FALANDO SOBRE BULLYING EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 1º e 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

107_ INOVAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

108_Teatro Popular e Educação Popular uma investigação poética dos itinerários formativos do coletivo TUOV

110_AÇÕES INTERVENTIVAS REALIZADAS C CRIANÇAS C DI DE A RELACIONADAS À LEITURA E ESC POS DO TRABALHO PEDAGÓGI

111_O ENSINO DE DOENÇAS CRÔNICAS E CONTAGIOSAS UTILIZANDO A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA ABERTA...

112_O ENSINO REMOTO E RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DIGITAL

113_A Cultura Grafocêntrica na Educação Pública e Privada.

114_A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

115_GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA IMPORTANTE FUNÇÃO DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO

116_GESTÃO ESCOLAR O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

117_UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA COMO UM DOS FATORES

118_IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE NO CONTEXTO INTRAESCOLAR E NA SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR

119_A INVISIBILIDADE DAS ALTAS HABILIDADES SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A QUESTÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

121_A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

122_OS DESAFIOS PRESENTES EM SALAS DE AULA

123_O TEATRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA DE SINAIS

124_LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROMOVENDO A INCLUSÃO

125_OS DOCUMENTOS LEGAIS QUE NORMATIZAM O ENSINO DA CULTURA NO ESTADO DE MINAS GERAIS E NO BRASIL

126_ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM ESPAÇOS EXTRACLASSE DESENVOLVIMENTO E POTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

127_COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL

128_VALORIZAÇÃO AMBIENTAL PARTINDO DO PRESSUPOSTO FAUNA E FLORA LOCAL

129_ O LÚDICO NA MATEMÁTICA REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM

130_A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO METODOLOGIA PEDAGÓGICA INOVADORA

131_MOVIMENTO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO POLÍTICA DA JUVENTUDE NO ENSINO MÉDIO

132_PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE UMA VIVÊNCIA A PARTIR DA DISCIPLINA -223PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR-224

133_JUVENTUDE E RELIGIÃO NO ESPAÇO PÚBLICO A EXPERIÊNCIA DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS NO BRASIL EM 2015-2016

135_A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS

138_LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROMOVENDO A INCLUSÃO

139_O TEATRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA DE SINAIS

140_ALFABETIZAÇÃO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL -226 EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA EJA.

141_INCLUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS _LIBRAS_ COMO COMPONENTE CURRICULAR A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

142_A ESCOLA RURAL E O ENSINO REMOTO

144_PESQUISA ESCOLAR COM TECNOLOGIA NA AULA DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO INTERVENÇÃO COM USO DE ESTRATÉGIAS DE BUSCAS E FONTES DE INFORMAÇÕES

145_HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL Conceitos Biologicos e Sociais

146_A PERSISTÊNCIA DA INVISIBILIDADE CULTURAL DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS

147_AULAS REMOTAS E O USO DAS TECNOLOGIAS

148_APORTE DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS _2_

150__IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR COMO FORMA DE DESENVOLVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NUTRICIONAL E INCENTIVAR A

151_ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO

152_A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

153_COACHING EDUCACIONAL UM PROCESSO DE INOVAÇÃO PARA MELHORIA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS

154_A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE INFANTIL

155_ A Ludicidade na Educação Infantil como instrumento na Educação

156_BULLYING – TABULEIRO EDUCATIVO

157_GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA -226 UMA NOVA FUNÇÃO DA ESCOLA

158_MEIO AMBIENTE E CIDADANIA-226PLANTADOVIDA

159_FORMAÇÃO aCOMTECe AUTO-CAPACITAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISAS DURANTE A PANDEMIA

160_A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS TRADUZIDOS PARA OS ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS

161_JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA BARALHO ANIMAL

162_EXPERIÊNCIA DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POSSIBILIDADESE DESAFIOS

163_UMA ANÁLISE DO TRATAMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL NUM CURSO DE PEDAGOGIA NA FRONTEIRA BRASIL -226 BOLÍVIA

164_A EDUCAÇÃO INFANTIL E O GÊNERO NA DOCÊNCIA

165_CARTAS PEDAGÓGICAS, AUTONARRATIVAS E GÊNERO UM PERCURSO METODOLÓGICOPOSSÍVEL

167_GESTÃO ACADÊMICA PARA O CONTROLE DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A PERMANÊNCIA ACADÊMICA

168_A BNCC NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

169_UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS

170_PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

171_EDUCAÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS PRODUÇÕES NO CATÁLOGO CAPES DE TESES E DISSERTAÇÕES

172_CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA COMPREENSÃO DOS CURSISTAS

173_MINI COMPOSTEIRA UM ENFOQUE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE – UMA REFLEXÃO SOBRE OS HÁBITOS AMBIENTAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

174_RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE

175_TEORIA E PRÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA DURANTE O PERÍODO DE FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR

176_POSSIBILIDADES DO GOOGLE EARTH COMO TECNOLOGIA EDUCACIONALNO ENSINO DE GEOGRAFIA

177_A ARTE DE LER E CONTAR HISTÓRIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRIMEIRA INFÂNCIA

179_GALLERY WALK UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA PARA TRABALHAR NO ENSINO DA CITOLOGIA

180_DIDÁTICA DE ENSINO NA ESCOLA LAICA

181_A Cultura Grafocêntrica na Educação Pública e Privada

183_DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

184_Conhecendo e Explorando Gêneros Textuais

185_CULTURA E HISTÓRIA LOCAL REGIONAL NOS DOCUMENTOS QUE NORMATIZAM O ENSINO

186_IDENTIDADE CULTURAL O QUE PREVÊ OS DOCUMENTOS LEGAIS QUE FOMENTAM A EDUCAÇÃO NO BRASIL E EM MINAS GERAIS

187_O PAPEL DA EAD COMO FERRAMENTA ESSENCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA _1_

188_TEMPOS DE PANDEMIA E EFEITOS COLATERAIS IMPRESSÕES DO PRIMEIRO CONTATO DOS ALUNOS DE REDE PÚBLICA COM A PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM

189_ENSINO BOM É ENSINO PARA TODOS… UM CASO DE SUCESSO NA ESCOLA PÚBLICA

190_RESUMO EXPANDIDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSTRUINDO CONHECIMENTOS, VALORES HABILIDADES E ATITUDES VOLTADAS PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

191_Debate Regrado na Escola Consumismo em Foco

192_CONHECENDO O MEIO AMBIENTE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE BUENO

193_RELATO DE EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DAS TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA FELIPE DOS SANTOS – INCONFIDENTES – MG

194_ORGANIZAÇÃO E CUIDADOS NO AMBIENTE ESCOLAR UMA PROPOSTA PARA DESPERTAR A RESPONSABILIDADE E O SENSO COLABORATIVO DOS EDUCANDOS

195_GESTÃO DEMOCRÁTICA REFLEXOS IMPACTOS E DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

196_EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA

197_A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS

198_O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA AOS SURDOS POR INTERMÉDIO DA INTERLÍNGUA

199_UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS CONFECCIONADOS ATRAVÉS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO E A

200_OS REFLEXOS DO AMBIENTE FAMILIAR NA VIVÊNCIA ESCOLAR DA CRIANÇA

201_EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSTRUINDO VALORES PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

204_RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM OS ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOSSA SENHORA DA SAÚDE

205_A inclusão começa na escola um relato de experiência quais os desafios enfrentados no processo de inclusão

207_UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS CONFECCIONADOS ATRAVÉS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO E A

208_A VALORIZAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 1° AO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

209_A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

210_EDUCAÇÃO AMBIENTAL A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

211_O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

212_O INCENTIVO À LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

213_A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

214_PRÁTICAS QUE DESTACAM A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNIC

215_A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação

216_A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA ENTRE A ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA E A HISTÓRIA MEDIEVAL

217_O RELACIONAL EM EAD UMA QUESTÃO DUPLA DE TALENTOS E POSTURAS PARA UMA ÉTICA TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL

218_O PIBID, O DOMINÓGEOGRÁFICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA