Anais 2019

Anais Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas

ISSN ONLINE - Nº 2526-8996

Apresentação

Em 2025, o Anais do Congresso Nacional de Educação chega à sua 9ª edição, reunindo artigos de  profissionais, estudantes e especialistas que discutem as transformações e os desafios da área educacional.

Com o tema central “Educação e Literatura: Caminhos para a Transformação”, o congresso reúne trabalhos de educadores, escritores, gestores, estudantes e todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação e da leitura. Uma oportunidade única para debater temas fundamentais, como o incentivo à leitura nas escolas, a formação de professores, a inclusão educacional e o papel da literatura na construção de uma sociedade criativa, justa e equitativa.

Corpo Editorial

– Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León – Unifal MG

– Prof. Dr. José Francisco Lopes Xarão – Unifal MG

– Prof. Dr. Fabrício Santos Rita – IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

– Prof. Dr. Celso Ferrarezi – Unifal MG

– Prof. Dr. Marco Antonio Villarta Neder – UFLA

– Profa. Dra. Antonia Javieira Cabrera Munoz – UFVJM

– Profa. Dra. Daniela Eufrásio – Unifal MG

– Profa. Dra. Helena Maria dos Santos Felício – Unifal MG

– Profa. Dra. Lorena P. Lopez Torres – UCM Chile

– Profa. Dra. Marina Fierro Concha – UCM Chile

– Profa. Dra. Rosangela Rodrigues Borges – Unifal MG

– Profa. Dra. Marilsa Aparecida Mota – Unifal MG

– Prof. Dr. João Marcos Araújo Tomé – PUC MG

– Profa. Dra. Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza – Unifal MG

– Profa. Dra. Celia Weigert – Unifal MG

– Profa Dra. Renata Junqueira de Souza

– Profa Dra Michele Cristine da Silva Toti – Unifal MG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas, MG.

Periodicidade

Os artigos são publicados anualmente após avaliação e apresentação presencial no congresso.

Normas

Diretrizes para Autores – Elaboração de Resumo

  1. Título do Resumo
  • Deve ser centralizado, em caixa alta, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Limitado a 180 caracteres com espaços.
  • Nome do autor, alinhado à direita, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento de seis pontos entre o parágrafo anterior e o posterior.
  • Vínculo institucional do autor em nota de rodapé, entrar pela maior titulação e na sequência o vínculo institucional com a maior Unidade.
  • Cada autor somente poderá submeter um único trabalho como autor principal. Não há limite de submissão como coautor. Cada trabalho poderá ter até no máximo um autor principal e 4 coautores, totalizando 5 autores.
  • Usar este o modelo que está na ultima pagina deste arquivo.
  1. Corpo do Resumo
  • Deve conter entre 1000 e 1200 palavras (não inclui título, palavras-chave e referências).
  • Estruturado em parágrafo único, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Resumos de estudos originais ou revisões devem conter as seções:
    • Introdução
    • Método
    • Resultados
    • Discussão
    • Conclusão/Considerações Finais
  • Estudos originais envolvendo seres humanos e/ou animais devem informar o número do parecer de aprovação do CEP ou CEUA na última linha da seção Método.
  • Relatos de experiência devem conter as seções:
    • Introdução
    • Descrição da Experiência
    • Discussão
    • Considerações Finais
    • A seção Descrição da Experiência deve começar mencionando a origem do relato (ex.: “Trata-se de um relato de experiência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [PIBID], à Residência Pedagógica, ao projeto de ensino/extensão intitulado ‘xxxxx’, entre outros”).
  1. Objetivo do Resumo
  • O(s) objetivo(s) deve(m) ser claro(s) e estar expressos na última frase da Introdução.
  1. Formatação
  • Os termos introdutórios das seções (ex.: Introdução, Método) devem estar em negrito, com a primeira letra maiúscula e seguidos de dois pontos (ex.: “Método: trata-se de um estudo transversal…”).
  • A palavra seguinte ao termo introdutório deve iniciar com letra minúscula.
  • Citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023).
  1. Palavras-chave
  • Localizadas ao final do corpo do resumo.
  • Entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto final, iniciadas com letra maiúscula (ex.: Educação. Sustentabilidade. Inovação.).
  1. Referências
  • Devem vir após as palavras-chave.
  • Entre 7 e 10 referências, fonte Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética, conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2018).
  1. Agradecimentos
  • Obrigatório para trabalhos financiados por agências de fomento (ex.: FAPEMIG, CAPES, CNPq).
  • Devem ser incluídos após as palavras-chave e antes das referências.
  • Para trabalhos sem apoio institucional, a seção é opcional.
  1. Resultados: Tabelas e Figuras
  • Tabelas e figuras podem ser incluídas, se necessário, após as referências.
  • Devem ser de alta qualidade e limitadas à 3ª página do resumo.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 11.
  • Títulos de figuras devem estar acima delas (ex.: Figura 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Fig. 1”).
  • Títulos de tabelas devem estar acima (ex.: Tabela 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Tab. 1”).
  • Não usar bordas ao redor das figuras.
  1. Orientações Adicionais
  • Usar este o modelo que está na última pagina deste arquivo
  • Submeter o resumo em arquivo único (formatos .doc ou .docx) impreterivelmente até a data de XXXX.
  • O tamanho do arquivo não deve exceder 2 MB.
  • Respeitar margens:
    • Superior: 5 cm
    • Inferior, direita e esquerda: 2 cm
  • Nomes científicos (gêneros e categorias infra genéricos) e palavras de origem estrangeira devem estar em itálico.
  • Siglas e abreviaturas devem ser precedidas por sua forma completa na primeira menção (ex.: Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG).
  • Números até dez devem ser escritos por extenso, salvo se acompanhados de unidades de medida ou se referirem a figuras ou tabelas.
  1. Publicação e Submissão
  • Somente resumos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CNE) em formato eletrônico.
  • É imprescindível seguir todas as orientações para garantir a publicação.

Usar este o modelo que está na última página deste arquivo

Edição Atual

Anais Congresso Nacional de Educação 2019

Anais 2019

2. HISTÓRIA CULTURAL A PRETENSÃO DE SUAS FACES

3. REFORMA POMBALINA NO BRASIL E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

4. MÉTODO HISTÓRICO NA HISTORIOGRAFIA INGLESA

5. FUNDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO E PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA

6. PRÁTICA PEDAGÓGICA ABORDANDO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO

7. APLICAÇÃO DE DEBATE COMO MÉTODO DE ENSINO EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO SOBRE A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

8. CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE HISTOLOGIA COM ÊNFASE EM CITOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉD

9. O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

10. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA GEOGRAFIA DO BRASIL NO ENSINO SUPERIOR

11. DIÁLOGOS ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA AS FASES INICIAIS DE ESC

12. PUBLICAÇÃO DE TEXTOS NA INTERNET E APRENDIZAGEM DA ESCRITA

13. MIGRAÇÃO E ÉTICA UMA EXIGÊNCIA DA PRÁXIS DE ALTERIDADE A PARTIR DA EXTERIORIDADE DOS MIGRANTES E REFUGIADO

14. A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS

16. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE

18. ESTUDO DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS CAMPUS MUZAMBINHO AULA PRÁTICA

19. EXPERIÊNCIA COM A DINÂMICA DOS BOTÕES NO ENSINO DO EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG

20. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE METABOLISMO ENERGÉTICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

21 CONHECER AS BASES CONCEITUAIS DA EPT UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESS

22. O PLANEJAMENTO E A CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS COMO DETERMINANTES DO SUCESSO DAS AQUISIÇÕES DE BENS

23. TECNOLOGIA E AUTOAVALIAÇÃO NA PRÁTICA DO IFRS

24. GAMIFICAÇÃO METODOLOGIA DE ENSINO DE INFORMÁTICA BÁSICA A TURMAS DE PROEJA

25. ESTUDO DO METABOLISMO ENERGÉTICO EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS-CAMPUS MUZAMBINHO

26. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E ELEMENTOS PARA EDUCAÇÃO SEXUAL ANÁLISE DE INSERÇÕES E OMISSÕES NO LIVRO D

27. ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO LIGAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO JORNADA AMAZÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO

28. A BACIA HIDROGRÁFICA SENDO ESPAÇO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

29. OS DISCURSOS EM QUE SE CONSTITUEM OS ENUNCIADOS DOS CADERNOS DISTRIBUÍDOS AOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

30. EDUCAÇÃO SEXUAL E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS DISCENTES DE ENSINO MÉDIO

31. LIXO E IMPACTOS AMBIENTAIS TRATADOS DE FORMA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

32. CIDADANIA GLOBAL NA PERSPECTIVA DA PAZ PÉRPETUA DE IMMANUEL KANT

33. A GESTÃO DEMOCRÁTICAE OS PROCESSOS DELIBERATIVOS NEGOCIADOS

34. ANÁLISE DA INSERÇÃO DA GEOÉTICA NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA

35 O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS HUMANAS A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE AS R

36. APRENDENDO A TEORIA EVOLUÇÃO COM O JOGO -223CLIP-BIRDS-224

37. UTILIZAÇÃO DE COTAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS UMA REVISÃO

38. AS DIFICULDADES QUE ALUNOS DE UM CONSÓRCIO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS POSSUEM PARA FREQUENTAR A TUTORIA PRE

39. O USO DO AMBIENTE VIRTUAL NA CONSTRUÇÃO DO TCC DE UMA ESPECIALIZAÇÃO SEMIPRESENCIAL

40. PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A DISCIPLINA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

41. AULA TEÓRICO-PRÁTICA DE BOTÂNICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA PARA TURMAS DE ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS-

43. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DUAS OBRAS DE BIOLOGIA OFERTADAS NO ANO DE 2017

44. PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO INTEGRANDO PEÇAS ANATÔMICAS AO ENSINO MÉD

45. A TRAJETÓRIA DE VIDA DAS PESQUISAS NACIONAIS EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

46. PROJETO PIRAYWARA – PROGRAMA DE FORMAÇÃODE PROFESSORES INDÍGENAS NO ESTADO DO AMAZONAS Uma experiência no

48. REFLEXÔES SOBRE O ENSINO DE CONTEÚDOS E LÍNGUA INTEGRADOS

49. PRÁTICA PEDAGÓGICA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA EVOLUÇÃO NA SOCIEDADE

50. INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OS JOGOS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS

52. LETRAMENTO DIGITAL CONTRIBUIÇÕES DA SUÍTE GCOMPRIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

53. DIVERSIDADE E INCLUSÃO PELA MÚSICA

54. MS OFFICE POWER POINT UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

55. MS OFFICE EXCEL UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

56. JOGOS DIGITAIS UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

57. COMPARAÇÃO ENTRE DUAS EDIÇÕES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MESMO AUTOR

58. A RODA DE CONVERSA COMO PRÁTICA DE AVALIAÇÃO EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR

59. APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS DA PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO

60. MOTIVOS PARA POSSÍVEL DESISTÊNCIA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Estudo de Caso

61. APP PARA APOIO DO ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

62. SABERES DOCENTES E METODOLOGIAS ATIVAS DIALOGANDO COM TARDIF

63. GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

64. COMBINAÇÃO DE SALA DE AULA INVERTIDA COM EDUCAÇÃO HANDS ON UMA NOVA FORMA DE APRENDER SOBRE CÓDIGO GENÉTIC

65. DESNATURAÇÃO PROTEICA PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA NO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

66. A FUNÇÃO DO PROFESSOR ASSISTENTE UM DIFERENCIAL PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, MODALIDADE EAD,

67. PEGADA ECOLÓGICA CONTRIBUIÇÃO DA ESTATÍSTICA PARA FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

68. Encontro de professores construindo percursos de formação em um museus de ciências

69. SETEMBRO AMARELO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE SENSIBILIZAÇÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS

70. RECEPÇÃO DOS NOVOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MUDAS NATIVAS

71. PROPOSTA DE UMA ATIVIDADEINVESTIGATIVAPOR MEIO DA CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DIN

72. PRÁTICAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

73. MAQUETE E JOGO Aliados da aprendizagem

75. PROPOSTA PARA ADEQUAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS DE

76. CONDIÇÃO DE TRABALHO E SINTOMA IMPACTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NA FORMAÇÃO CONTINUADA

77. UMA ANÁLISE DAS OPERAÇÕES CONCRETAS E FORMAIS DE PIAGET, EM ALUNOSDO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

78. O ENSINO DO IDIOMA ESPANHOL DENTRO DAS EMPRESAS AS REAIS NECESSIDADES DOS ALUNOS VEZES AS METODOLOGIAS OFE

79. APRENDER A GANHAR O MUNDO NA SALA DE AULA

80. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE DIVISA

81. ANÁLISE COMPARATIVA DO USO DE TECNOLOGIAS EM ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICÍPIO DE MACHADO, MG

82. PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACHAD

83. O USO DE METODOLOGIA ATIVA NO TRABALHO INTEGRADO AOLIVRO DIDÁTICO COMO DEMONSTRAÇÃO DE ESTRATÉGIA ALTERNAT

84. ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS -226 O HIP HOP COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO

85. PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE FUNGOS COMO PARTE DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

88. O ENSINO DE CONCEITOS SOCIAMBIENTAIS COM AUXÍLIO DE ATIVIDADES LÚDICAS

89. O MUNDO DO TRABALHO E A SALA DE AULA – A INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO

90. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA BREVE NARRATIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PIBID

91. EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

93. HORTA ESCOLAR – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

94. O uso da aula prática como metodologia ativa

95. DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DE REAÇÕES OSCILATÓRIASPOR ALUNOS DA GO DO CU

96. O CURRÍCULO DO BERÇÁRIO E O PAPEL DO PROFESSOR NA APROXIMAÇÃO DA CRIANÇA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

 

97. DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE FÍSICO-QUÍMICA PARA ALUNOS DE

98. A escola como meio de conscientização ambiental

99. PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE CADEIA ALIMENTAR COMO UMA PROPOSTA LÚDICA DE JOGO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

100. O PODCASTFOMENTANDO A DISCUSSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

101. O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ROBÓTICA EDUCACIONAL -226 EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO INTEGRADOR

102. O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO UMA FERRAMENTA EFICAZ NO ENSINO DE BIOLOGIA

103. A HETEROTOPIA, O ESPELHO. IDENTIDADE FORJADA

104. IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE ENGENHARIA QUÍMICA

106. INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA -226 JOGO BINGO DA VIDA

108. AUTISMO.TECNOLOGIA NO ATO DE OUVIR HISTÓRIA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES. GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

110. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA POR MEIO DOPIBID, EM UMA CIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO

111. PRODUÇÃO LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL VALORIZANDO O NEGRO

112. ARTE IDENTIDADE E LITERATURA NEGRA

113. A DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO CONSUMO DE FÔRMA-AÇÃO


114. ESTATÍSTICA UMA ADAPTAÇÃO DO CONTEÚDO DE GRADUAÇÃO

115. PRÁTICAS DOCENTES E MOVIMENTO EM UMA SALA DA PRÉ-ESCOLA

119. DA UNIVERSIDADE À ESCOLA PÚBLICA O FAZERARTÍSTICO COMO MEDIAÇÃO À PRÁTICA DA DOCÊNCIA

122. PRÁTICAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

123. OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O USO DAS TIC

124. APLICAÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMA DO ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS CAMPUS MUZAMBINHO DINÂMICA DA MÍ

125. METODOLOGIA ATIVA APLICADA NO CONTEÚDO SOBRE SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

126. SETEMBRO AMARELO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE SENSIBILIZAÇÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS

129. NO MEIO DO PARQUE HAVIA UM DISCURSO REFLEXÕES SOBRE EXPOSIÇÃO EDUCATIVA PRESENTE NO PARQUE DAS ÁGUAS DE S

130. Uso da experimentação no processo de ensino aprendizagem

131. O MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS _MAST_ E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO UMA AVALIAÇÃO DA VISÃO D

133. ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÃO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS

134. OFICINA – CONSTRUÇÃO DO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO POR MEIO DO GEOGEBRA

137. FILHOS E DIVÓRCIO A DINÂMICA FAMILIAR E O RENDIMENTO ESCOLAR

138. PROMOÇÃO DA SAÚDE POR MEIO DE UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA SOBRE PIRÂMIDE ALIMENTAR

139. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA APAE UMA ABORDAGEM SOBRE REAPROVEITAMENTO DE GARRAFAS PETS E PLANTIO DE CACTÁCE

140.3 A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS RESIDENTES DE PEDAGOGIA UNIFOR-MG

141. PERCEPÇÕES ACERCA DO IMPACTO DOS PROGRAMASPIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO UNIFOR-MG

142. A HORA DO CONTO COMO UMA ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À LEITURA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA- UNIFOR-MG

143. LEITURA E LITERATURA INFANTIL A PARTICIPAÇÃO DA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

144. A ATUAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICANA INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES E

145. RECURSOS DIDÁTICOS COMO FORMA DE ENSINO EM UMA AULA SOBRE SISTEMA CIRCULATÓRIO

147. INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICO-MOTORA UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO

149. PROFESSOR EM FORMAÇÃO EXPERIÊNCIAS INICIAIS VIVENCIADAS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE RES

150.COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EFORMAÇÃO CONTINUADA inventário das recentesproduções da área

151. O ser professor e a aprendizagem da doce^ncia_ vozes dos estudantes do curso de pedagogia da UFSCar

152. O PROGRAMA ESCOLA SUSTENTÁVEL _PES_ NO MUNICÍPIO DE CABEDELO, PARAÍBA

153. ORIGEM DO PROJETO MULHERES NA CIÊNCIA _MNC_ NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA, CAMPUS CABEDELO

154. CUIDAR DO MEIO AMBIENTE É CUIDAR DA GENTE Um estudo de caso no Ensino Fundamental

155. A QUERELA ENTRE ANTIGOS E MODERNOS E A REPRESENTAÇÃO DA AÇÃO JESUÍTICA

156. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LUDICIDADE

157. ESCOLA VERDE

158. A EXPERIÊNCIA DE CORTEJOS PELA CIDADE COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SÃO

159. ANÁLISE DA TRANSFERÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

160. METODOLOGIAS ATIVAS UM RELATO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA PÚBLICA

161. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL A RELAÇÃO DA CRIANÇA COM A TERRA

162. CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO -223SAMBECA-224 COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE

163. REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA RELATO DEVIVÊNCIA

164. AUTOESTIMADE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADAS DE RIO BRANCO -226 ACRE

167. ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO MULHERES NA CIÊNCIA _MNC_ NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA, CAMPUS CABE

168. UMA REFLEXÃO SOBRE O TELETRABALHO

169. INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E OU DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM ENTRE

171. ANÁLISE DA VISÃO DO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE PROFESSORES-PESQUISADORES DOS CURSOS DE ENGENHAR

172. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

173. A ARTE VERSUS O CULTURALISMO NA EDUCAÇÃO FORMAL DIZERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUJEITOS-PROFESSORES DO

174. A IMPORTÂNCIA DA IMERSÃO DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA NO AMBIENTE ESCOLAR COMPREENDENDO OS DESAFIOS REAI

175. O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

176. CURRICULO DE LIBRAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DOS IF DO SUDESTE BRASILEIRO

177. ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO PROEJA RELATO DE EXPERIÊNCIA

178. RELATO DE VIVÊNCIA EM UMA OFICINA PEDAGÓGICA

179. PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA RELATO DE VIVÊNCIA

180. DESEMPENHO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS COTISTAS EM CURSOS DE ALTO PRESTÍGIO NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DO AC

181. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

183. A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

184. UMA SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

186. AVALIAÇÃO SISTÊMICA SIMAVE PROEB -226 MATEMÁTICA Alguns Apontamentos

187. CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO E DO PROGRAMA MICROSOFT POWERPOINT NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL

188. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

189. ÁGIO NA UNIVERSIDADE NA ERA DA INTERNET A RELEVÂNCIA DO ENSINO METODOLÓGICO NA AUTORIA DE TEXTOS CIENTÍF

190. O REPENSAR DO TRABALHO DOCENTE NA ERA DIGITAL

191. RENASCENÇA EM SÓLIDOS

192. SENTIDOS DE UMA LÍNGUA A LIBRAS NA CONSTRUÇÃO DOS COMENTÁRIOS SOBRE O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2017

193. AS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS PRESENTES NOS MAPAS MENTAIS NO ESPAÇO RIBEIRINHO DE PORTO VELHO -226 RONDÔNIA

194. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE ESCALA DE ANSIEDADE À MATEMÁTICA PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS _LIBRAS_

195. LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA CURRICULAR

196. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS E SUAS EXPECTATIVAS DE INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO

197. PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE AMEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO

200. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFBA, VITÓRIA DA CONQUISTA -226 BA UMA

201. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFBA, VITÓRIA DA CONQUISTA -226 BA UMA ABORDAGEM

203. O BLOG COMO FERRAMENTA MIDIÁTICA PARA ARQUIVAMENTO, COMPARTILHAMENTO E INSPIRAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM

204. RECURSOS TECNOLÓGICOS EM BENEFÍCIO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR UM ESTUDO DE CASO

205. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE QUÍMICA UMA ABORDAGEM NORMATIVA

206. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM O USO DO EDMODO COMO RECURSO PEDAGÓGICO VIABILIZADOR DO APRENDIZADO DE

207. CURRÍCULO E TECNOLOGIA UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SOBRE AS TECNOLOGIAS NA ÁREA DE LING

208. HQS NO ENSINO DA MATEMÁTICA APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA E DIVERSÃO

209. A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E A ARTE MÁGICA NA CASA LUMIÈRE

210. MANUAL DE DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DAS SECRETARIAS ESCOLARES PARA A INCLUSÃO DO PÚBLICO

214. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFSULDEMINAS Alguns Apontamentos

217. PRÁTICA PEDAGÓGICA AÇÃO ANTIMICROBIANA

218. O ENTENDIMENTO PRÉVIO DAS PERCEPÇÕES SENSORIAIS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

219. INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA _ MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

220. O PAPEL DA FEIRA DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA ESCOLA ESTADUAL CESÁRIO COIMBRA

221. CLICKERS E OS AFETOS CAUSADOS EM UMA AULA DE GEOGRAFIA

222 . O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO – _2_ _2_