Anais 2022

Anais Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas

ISSN ONLINE - Nº 2526-8996

Apresentação

Em 2025, o Anais do Congresso Nacional de Educação chega à sua 9ª edição, reunindo artigos de  profissionais, estudantes e especialistas que discutem as transformações e os desafios da área educacional.

Com o tema central “Educação e Literatura: Caminhos para a Transformação”, o congresso reúne trabalhos de educadores, escritores, gestores, estudantes e todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação e da leitura. Uma oportunidade única para debater temas fundamentais, como o incentivo à leitura nas escolas, a formação de professores, a inclusão educacional e o papel da literatura na construção de uma sociedade criativa, justa e equitativa.

Corpo Editorial

– Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León – Unifal MG

– Prof. Dr. José Francisco Lopes Xarão – Unifal MG

– Prof. Dr. Fabrício Santos Rita – IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

– Prof. Dr. Celso Ferrarezi – Unifal MG

– Prof. Dr. Marco Antonio Villarta Neder – UFLA

– Profa. Dra. Antonia Javieira Cabrera Munoz – UFVJM

– Profa. Dra. Daniela Eufrásio – Unifal MG

– Profa. Dra. Helena Maria dos Santos Felício – Unifal MG

– Profa. Dra. Lorena P. Lopez Torres – UCM Chile

– Profa. Dra. Marina Fierro Concha – UCM Chile

– Profa. Dra. Rosangela Rodrigues Borges – Unifal MG

– Profa. Dra. Marilsa Aparecida Mota – Unifal MG

– Prof. Dr. João Marcos Araújo Tomé – PUC MG

– Profa. Dra. Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza – Unifal MG

– Profa. Dra. Celia Weigert – Unifal MG

– Profa Dra. Renata Junqueira de Souza

– Profa Dra Michele Cristine da Silva Toti – Unifal MG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas, MG.

Periodicidade

Os artigos são publicados anualmente após avaliação e apresentação presencial no congresso.

Normas

Diretrizes para Autores – Elaboração de Resumo

  1. Título do Resumo
  • Deve ser centralizado, em caixa alta, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Limitado a 180 caracteres com espaços.
  • Nome do autor, alinhado à direita, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento de seis pontos entre o parágrafo anterior e o posterior.
  • Vínculo institucional do autor em nota de rodapé, entrar pela maior titulação e na sequência o vínculo institucional com a maior Unidade.
  • Cada autor somente poderá submeter um único trabalho como autor principal. Não há limite de submissão como coautor. Cada trabalho poderá ter até no máximo um autor principal e 4 coautores, totalizando 5 autores.
  • Usar este o modelo que está na ultima pagina deste arquivo.
  1. Corpo do Resumo
  • Deve conter entre 1000 e 1200 palavras (não inclui título, palavras-chave e referências).
  • Estruturado em parágrafo único, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Resumos de estudos originais ou revisões devem conter as seções:
    • Introdução
    • Método
    • Resultados
    • Discussão
    • Conclusão/Considerações Finais
  • Estudos originais envolvendo seres humanos e/ou animais devem informar o número do parecer de aprovação do CEP ou CEUA na última linha da seção Método.
  • Relatos de experiência devem conter as seções:
    • Introdução
    • Descrição da Experiência
    • Discussão
    • Considerações Finais
    • A seção Descrição da Experiência deve começar mencionando a origem do relato (ex.: “Trata-se de um relato de experiência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [PIBID], à Residência Pedagógica, ao projeto de ensino/extensão intitulado ‘xxxxx’, entre outros”).
  1. Objetivo do Resumo
  • O(s) objetivo(s) deve(m) ser claro(s) e estar expressos na última frase da Introdução.
  1. Formatação
  • Os termos introdutórios das seções (ex.: Introdução, Método) devem estar em negrito, com a primeira letra maiúscula e seguidos de dois pontos (ex.: “Método: trata-se de um estudo transversal…”).
  • A palavra seguinte ao termo introdutório deve iniciar com letra minúscula.
  • Citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023).
  1. Palavras-chave
  • Localizadas ao final do corpo do resumo.
  • Entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto final, iniciadas com letra maiúscula (ex.: Educação. Sustentabilidade. Inovação.).
  1. Referências
  • Devem vir após as palavras-chave.
  • Entre 7 e 10 referências, fonte Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética, conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2018).
  1. Agradecimentos
  • Obrigatório para trabalhos financiados por agências de fomento (ex.: FAPEMIG, CAPES, CNPq).
  • Devem ser incluídos após as palavras-chave e antes das referências.
  • Para trabalhos sem apoio institucional, a seção é opcional.
  1. Resultados: Tabelas e Figuras
  • Tabelas e figuras podem ser incluídas, se necessário, após as referências.
  • Devem ser de alta qualidade e limitadas à 3ª página do resumo.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 11.
  • Títulos de figuras devem estar acima delas (ex.: Figura 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Fig. 1”).
  • Títulos de tabelas devem estar acima (ex.: Tabela 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Tab. 1”).
  • Não usar bordas ao redor das figuras.
  1. Orientações Adicionais
  • Usar este o modelo que está na última pagina deste arquivo
  • Submeter o resumo em arquivo único (formatos .doc ou .docx) impreterivelmente até a data de XXXX.
  • O tamanho do arquivo não deve exceder 2 MB.
  • Respeitar margens:
    • Superior: 5 cm
    • Inferior, direita e esquerda: 2 cm
  • Nomes científicos (gêneros e categorias infra genéricos) e palavras de origem estrangeira devem estar em itálico.
  • Siglas e abreviaturas devem ser precedidas por sua forma completa na primeira menção (ex.: Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG).
  • Números até dez devem ser escritos por extenso, salvo se acompanhados de unidades de medida ou se referirem a figuras ou tabelas.
  1. Publicação e Submissão
  • Somente resumos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CNE) em formato eletrônico.
  • É imprescindível seguir todas as orientações para garantir a publicação.

Usar este o modelo que está na última página deste arquivo

Edição Atual

Anais Congresso Nacional de Educação 2022

Anais 2022

01 – 228245_concepes-sobre-a-memria-pesquisa-com-crianas-da-educao-infantil

02 – 228561_educao-ambiental-reciclagem-como-um-instrumento-na-educao-infantil

03 – 228562_uso-de-ferramentas-ldicas-na-educao-ambiental-no-2-ano-do-ensino-fundamental

04 – 229606_a-competncia-leitora-nas-avaliaes-institucionais

05 – 230720_a-bncc-e-a-formao-continuada-de-professores

06 – 231108_o-que-pensam-as-criancas-sobre-o-ensino-remoto-na-pandemia-da-covid-19

07 – 231128_permanncia-e-xito-um-olhar-sobre-polticas-educacionais-perante-a-pandemia-do-covid-19

08 – 231869_formacao-de-professores-a-distancia-alguns-apontamentos-a-luz-da-sociedade-capitalista

09 – 232020_opinies-de-estudantes-do-ensino-mdio-integrado-sobre-o-ensinar-e-aprender-on-line-durante-e-ps-covid-19

10 – 232136_mudanas-climticas-e-formao-de-professores-tematizando-as-diretrizes-curriculares-nacionais

11 – 233510_desafio-hacker-proposta-de-criacao-de-um-arg-educacional

12 – 233603_ensino-por-meio-de-metodologias-ativas-no-curso-de-eletricista-predial-vivncias-na-educao-profissional

13 – 233727_desafios-para-adeso-da-idosa-aos-exames-preventivos-no-climatrio-o-papel-do-enfermeiro-na-educao-sade

14 – 233774_bullying-e-discurso-a-no-brincadeira-em-jogo

15 – 233803_manejo-e-acompanhamento-de-paciente-com-coronavirus

16 – 233806_prevencao-de-cancer-de-prostata-atraves-de-folder-explicativo-implementado-pelo-enfermeiro

17 – 233847_educao-alm-dos-muros-escolares-uma-perspectiva-docente-em-educao-bsica

18 – 234311_o-que-aconteceu–proposta-de-jogo-didtico-para-produo-de-relatrios-no-curso-tcnico

19 – 234446_educao-ambiental-atuao-docente-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental

20 – 234582_uso-de-jogos-como-auxlio-educativo

21 – 234834_a-ciencias-humanas-no-saeb-e-a-geografia-escolar

22 – 234858_base-nacional-comum-curricular-e-a-formao-de-sujeitos-leitores

23 – 234918_qualidade-de-vida-no-trabalho-em-escolas-pblicas-de-educao-bsica-uma-abordagem-a-partir-do-questionrio-bpso

24 – 234929_mapeamento-de-competencias-profissionais-docentes-em-escolas-publicas-de-educacao-basica

25 – 234945_a-preveno-do-hiv-atravs-da-utilizao-correta-da-camisinha-e-seus-desafios-educacionais

26 – 234959_o-papel-do-enfermeiro-na-preveno-da-anemia-ferropriva-em-gestantes-no-momento

27 – 235030_uma-abordagem-humanstica-para-o-ensino-de-matemtica

28 – 235033_contribuies-dos-estudos-de-paulo-freire-para-a-anlise-do-papel-da-autonomia-do-docente-na-efetivao-da-cidadania

29 – 235036_metas-da-agenda-2030-formulaes-estratgicas-de-polticas-pblicas-para-a-sade-do-homem-e-o-cncer-de-prstata

30 – 235104_desafios-para-a-formulao-de-polticas-pblicas-na-educao-bsica-brasileira-uma-reviso-de-literatura

31 – 235147_preveno-de-dislipidemia-orientaes-para-a-realizao-do-exame-de-bioqumico

32 – 235174_orientaoes-para-a-realizao-do-exame-de-tomografia-computadorizada-e-o-acolhimento-ao-paciente-com-cncer-de-pulmo

33 – 235206_o-desenvolvimento-de-treinamento-para-preveno-de-gravidez-na-adolescencia-enquanto-primeira-experincia

34 – 235215_capacitacao-profissional-em-tempos-de-mudanca

35 – 235257_uma-imerso-abordagem-da-aprendizagem-criativa-na-rede-municipal-de-ensino-de-ribeiro-das-neves

36 – 235297_educao-ambiental-em-sala-uma-prtica-em-portugal

37 – 235304_cancer-de-colo-de-tero-folder-informativo-para-a-preveno

38 – 235511_o-impacto-do-pibic-no-ingresso-e-na-permanncia-em-cursos-de-ps-graduao-o-caso-uma-universidade-estadual-paranaense

39 – 235629_design-thinking-inovao-em-prticas-literrias

40 – 235807_a-relevncia-do-ensino-de-cincias-na-opinio-de-estudantes-do-ensino-superior-de-cursos-stem

41 – 235025_projeto-lego-infantil-uma-proposta-ldica-na-construo-do-pensamento-lgico-e-social-com-crianas-do

42 – 235258_robtica-educacional-uma-proposta-pragmtica-para-o-ensino-de-programao-trabalho-em-grupo

43 – 237573_o-cenrio-das-licenciaturas-no-brasil-uma-anlise-refexiva

44 – 237834_cada-toada-representa-uma-saudade-a-histria-da-msica-caipira-e-o-estudo-das-cincias-humanas

45 – 238356_a-gameficao-no-ensino-de-geografia-a-caixa-sensorial-e-sua-utilizao-na-construo-do-saber

46 – 238371_a-msica-caipira-como-ferramenta-metodolgica-do-ensino-hbrido-no-novo-ensino-mdio

47 – 238372_contribuies-da-eja-para-a-constituio-da-histria-de-vida-de-sujeitos-alfabetizados-e-letrados

48 – 238373_contribuies-da-eja-para-a-constituio-da-histria-de-vida-de-sujeitos-alfabetizados-e-letrados

49 – 238377_mudando-o-cheiro-do-crcere

50 – 238392_os-desafios-escolares-da-incluso-do-aluno-com-mielomeningocele

51 – 238393_incluso-do-deficiente-intelectual-na-escola-regular-metodologia-de-alfabetizao-contribuies-do-ensino-hbrido

52 – 238440_escolas-pblicas-a-tecnologia-na-ausncia-da-internet

53 – 238442_mtodo-enunciativo-de-leitura-uma-anlise-semntico-enunciativa-da-histria-de-itana–mg

54 – 238463_brincando-tambem-se-aprende-matematica

55 – 238527_cultura-popular-na-escola-folias-de-reis-como-linguagem

56 – 238528_mtodo-enunciativo-de-ensino-da-leitura-as-histrias-e-a-cultura-regionallocal-das-cidades-brasileiras

57 – 238559_uma-proposta-metodolgica-para-o-trabalho-com-educao-ambiental

58 – 238572_incluso-escolar-e-desafios-na-socializao-do-aluno-autista

59 – 238594_uma-anlise-sobre-a-valorizao-dos-saberes-digitais-do-alunado-do-ensino-fundamental-anos-finais

60 – 238609_o-material-didtico-na-educao-das-pessoas-com-deficincia-da-viso

61 – 238613_percepo-de-profissionais-da-rea-ambiental-sobre-a-relao-entre-educao-ambiental-e-trfico-de-animais

62 – 238634_desenvolvendo-lderes-para-a-prtica-da-gesto-democrtica-na-educao-bsica

63 – 238650_um-estudo-semntico-enunciativo-sobre-o-municpio-de-trs-coraes

64 – 238651_o-uso-de-jogos-digitais-para-o-ensino-da-qumica-na-educao-bsica

65 – 238653_aforismo-57-de-as-minima-moralia-exumao

66 – 238674_a-importncia-da-abordagem-do-direito-constitucional-na-educao-bsica

67 – 238675_utilizao-de-jogos-educativos-como-ferramenta-de-metodologia-ativa-na-preveno-e-controle-de-infeco-hospitalar-e-na-segurana-do-paciente

68 – 238684_recursos-tecnolgicos-digitais-como-ferramenta-de-simulao-realstica-a-insero-do-ensino-hbrido-no-contexto-tcnico-profissionalizante

69 – 238691_a-abordagem-de-conteudos-da-educacao-basica-por-meio-de-projetos-sociais-inovadores-utilizando-o-design-thinking

70 – 238736_aplicao-de-instrumento-de-pesquisa-em-tempos-de-pandemia-avaliao-do-sistema-on-linehbrido-de-ensino-influxo

71 – 238747_mtodo-enunciativo-de-leitura-uma-anlise-semntico-enunciativa-da-histria-e-cultura-local-da-cidade-de-carmo-da-cachoeira-mg

72 – 238757_contribuies-da-brincadeiras-de-faz-de-conta-para-o-desenvolvimento-das-funes-psquicas-superiores

73 – 238766_gesto-pedaggica-na-atualidade-uma-reflexo-sobre-a-prtica

74 – 238777_a-incluso-do-aluno-surdo-na-rede-regular-de-ensino-relato-de-vivncia

75 – 238836_estruturao-e-organizao-de-ncleos-de-tecnologias-educacionais-na-educao-bsica-e-o-pensamento-computacional

76 – 238880_mtodo-enunciativo-de-leitura-uma-anlise-semnticoenunciativa-da-histria-e-cultura-local-da-cidade-de-campanha-mg

77 – 238915_a-influncia-da-presena-da-natureza-na-aprendizagem-da-criana

78 – 238952_projeto-de-viver-tecendo-caminhos-para-alm-da-pandemia

79 – 239035_mulheres-negras-na-cincia-um-dilogo-afrofuturista