Anais 2021

Anais Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas

ISSN ONLINE - Nº 2526-8996

Apresentação

Em 2025, o Anais do Congresso Nacional de Educação chega à sua 9ª edição, reunindo artigos de  profissionais, estudantes e especialistas que discutem as transformações e os desafios da área educacional.

Com o tema central “Educação e Literatura: Caminhos para a Transformação”, o congresso reúne trabalhos de educadores, escritores, gestores, estudantes e todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação e da leitura. Uma oportunidade única para debater temas fundamentais, como o incentivo à leitura nas escolas, a formação de professores, a inclusão educacional e o papel da literatura na construção de uma sociedade criativa, justa e equitativa.

Corpo Editorial

– Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León – Unifal MG

– Prof. Dr. José Francisco Lopes Xarão – Unifal MG

– Prof. Dr. Fabrício Santos Rita – IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

– Prof. Dr. Celso Ferrarezi – Unifal MG

– Prof. Dr. Marco Antonio Villarta Neder – UFLA

– Profa. Dra. Antonia Javieira Cabrera Munoz – UFVJM

– Profa. Dra. Daniela Eufrásio – Unifal MG

– Profa. Dra. Helena Maria dos Santos Felício – Unifal MG

– Profa. Dra. Lorena P. Lopez Torres – UCM Chile

– Profa. Dra. Marina Fierro Concha – UCM Chile

– Profa. Dra. Rosangela Rodrigues Borges – Unifal MG

– Profa. Dra. Marilsa Aparecida Mota – Unifal MG

– Prof. Dr. João Marcos Araújo Tomé – PUC MG

– Profa. Dra. Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza – Unifal MG

– Profa. Dra. Celia Weigert – Unifal MG

– Profa Dra. Renata Junqueira de Souza

– Profa Dra Michele Cristine da Silva Toti – Unifal MG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas, MG.

Periodicidade

Os artigos são publicados anualmente após avaliação e apresentação presencial no congresso.

Normas

Diretrizes para Autores – Elaboração de Resumo

  1. Título do Resumo
  • Deve ser centralizado, em caixa alta, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Limitado a 180 caracteres com espaços.
  • Nome do autor, alinhado à direita, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento de seis pontos entre o parágrafo anterior e o posterior.
  • Vínculo institucional do autor em nota de rodapé, entrar pela maior titulação e na sequência o vínculo institucional com a maior Unidade.
  • Cada autor somente poderá submeter um único trabalho como autor principal. Não há limite de submissão como coautor. Cada trabalho poderá ter até no máximo um autor principal e 4 coautores, totalizando 5 autores.
  • Usar este o modelo que está na ultima pagina deste arquivo.
  1. Corpo do Resumo
  • Deve conter entre 1000 e 1200 palavras (não inclui título, palavras-chave e referências).
  • Estruturado em parágrafo único, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Resumos de estudos originais ou revisões devem conter as seções:
    • Introdução
    • Método
    • Resultados
    • Discussão
    • Conclusão/Considerações Finais
  • Estudos originais envolvendo seres humanos e/ou animais devem informar o número do parecer de aprovação do CEP ou CEUA na última linha da seção Método.
  • Relatos de experiência devem conter as seções:
    • Introdução
    • Descrição da Experiência
    • Discussão
    • Considerações Finais
    • A seção Descrição da Experiência deve começar mencionando a origem do relato (ex.: “Trata-se de um relato de experiência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [PIBID], à Residência Pedagógica, ao projeto de ensino/extensão intitulado ‘xxxxx’, entre outros”).
  1. Objetivo do Resumo
  • O(s) objetivo(s) deve(m) ser claro(s) e estar expressos na última frase da Introdução.
  1. Formatação
  • Os termos introdutórios das seções (ex.: Introdução, Método) devem estar em negrito, com a primeira letra maiúscula e seguidos de dois pontos (ex.: “Método: trata-se de um estudo transversal…”).
  • A palavra seguinte ao termo introdutório deve iniciar com letra minúscula.
  • Citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023).
  1. Palavras-chave
  • Localizadas ao final do corpo do resumo.
  • Entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto final, iniciadas com letra maiúscula (ex.: Educação. Sustentabilidade. Inovação.).
  1. Referências
  • Devem vir após as palavras-chave.
  • Entre 7 e 10 referências, fonte Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética, conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2018).
  1. Agradecimentos
  • Obrigatório para trabalhos financiados por agências de fomento (ex.: FAPEMIG, CAPES, CNPq).
  • Devem ser incluídos após as palavras-chave e antes das referências.
  • Para trabalhos sem apoio institucional, a seção é opcional.
  1. Resultados: Tabelas e Figuras
  • Tabelas e figuras podem ser incluídas, se necessário, após as referências.
  • Devem ser de alta qualidade e limitadas à 3ª página do resumo.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 11.
  • Títulos de figuras devem estar acima delas (ex.: Figura 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Fig. 1”).
  • Títulos de tabelas devem estar acima (ex.: Tabela 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Tab. 1”).
  • Não usar bordas ao redor das figuras.
  1. Orientações Adicionais
  • Usar este o modelo que está na última pagina deste arquivo
  • Submeter o resumo em arquivo único (formatos .doc ou .docx) impreterivelmente até a data de XXXX.
  • O tamanho do arquivo não deve exceder 2 MB.
  • Respeitar margens:
    • Superior: 5 cm
    • Inferior, direita e esquerda: 2 cm
  • Nomes científicos (gêneros e categorias infra genéricos) e palavras de origem estrangeira devem estar em itálico.
  • Siglas e abreviaturas devem ser precedidas por sua forma completa na primeira menção (ex.: Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG).
  • Números até dez devem ser escritos por extenso, salvo se acompanhados de unidades de medida ou se referirem a figuras ou tabelas.
  1. Publicação e Submissão
  • Somente resumos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CNE) em formato eletrônico.
  • É imprescindível seguir todas as orientações para garantir a publicação.

Usar este o modelo que está na última página deste arquivo

Edição Atual

Anais Congresso Nacional de Educação 2021

Anais 2021

01-‘O SILÊNCIO DE JÚLIA’ CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS

 

02-4DS DA CONVERSAÇÃO CAMINHANDO PARA O DIÁLOGO

03-31ª FEIRA DO LIVRO DE DOIS IRMÃOS LITERATURA NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

04-A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL EM PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMGPOÇOS DE CALDAS

05-A ATUAÇÃO DA REDE EMANCIPA POUSO ALEGREMG NO ANO DE 2020

06-A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS UM RELATO DE VIVÊNCIA

07-A cultura local adentrando a Educação Básica

08-A DIDÁTICA COMO INTEGRADORA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA

09-A EAD EM TEMPOS DE PANDEMIA EFEITOS DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL

10-A EDUCAÇÃO POPULAR EM PASCHOAL LEMME E PAULO FREIRE

11-A EFETIVAÇÃO DE PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

12-A ESCOLA ESTÁ OCUPADA PISTAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

13-A ETAPA DA AMBIENTAÇÃO DA RESIDENCIA PEDAGOGICA E SUA IMPORTANCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

14-A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA NACIONAL DE ENSINO E A CONSOLIDADAÇÃO DO DIREITO EDUCACIONAL BRASILEIRO

15-A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA narrativas das experiências acadêmicas sobre e identidade profissiona

16-A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O LUGAR DA AVALIAÇÃO

17-A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA POR INVESTIGAÇÃO PARA OS ANOS FINA

18-A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS

19-A importância da Educação do Campo na prática de ensino nos cursos de formação docente

20-A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DAS FERIDAS DE ORIGEM VENOSA

21-A Importância da Literatura Infantil no processo de Alfabetização e Letramento

22-A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

23-A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÕES DE ENS

24-A IMPORTÂNCIA DA NARRATIVA ORAL NO INCENTIVO À LEITURA E NA FORMAÇÃO DO LEITOR

25-A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS PARA O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

26-A INCLUSÃO E A APRENDIZAGEM FLEXIBILIZADA

27-A INVISIBILIDADE DOS NEGROS NA ESCOLA

28-A LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO SABER

29-A PANDEMIA DO COVID-19 NO CONTEXTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR

30-A PANDEMIA NO ENSINO PÚBLICO

31-A PEDAGOGIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL CONCEPÇÕES DOCENTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

32-A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO INFANTIL SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE

33-A PROFISSIONALIZAÇÃO DO CUIDADOR INFANTIL

34-A RELAÇÃPO PROFESSOR ALUNO UM OLHAR PELA OBRA DE MICHEL FOUCAULT

35-A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DA GEOGRAFIA A UTILIZAÇÃO DOS QUADRINHOS PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

36-A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ATÉ O GOLPE DE 1964

37-A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE ALICATES PARA A ELUCIDAÇÃO DA DIVERSIDADE DE BICOS DE AVES

38-A UTILIZAÇÃO DO CINEMA ENQUANTO STORYTELLING COMPREENDENDO MARX E DURKHEIM ATRAVÉS DO BEE MOVIE

39-ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE MICOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NO ENSINO MÉDIO.

40-AÇÕES EDUCATIVAS PARA PESSOA IDOSA A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA PROMOVER O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

41-AÇÕES PARA INTEGRAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE EM PROL DA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE EDUCADORA

42-ADAPTAÇÃO DO CENTRO CIRÚRGICO PARA PACIENTES COM COVID-19 O PAPEL DO ENFERMEIRO EDUCADOR

43-ADOLESCENTES SÃO PÁSSAROS POUSANDO A POESIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

44-ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL I.

45-ANÁLISE BAKHTINIANA DOS DISCURSOS DOS PROFISSIONAIS EXTENSIONISTAS DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

46-ANÁLISE DA LINGUAGEM UTILIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEÚDO DE HISTOLOGIA

47-ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DOS CONGRESSOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS ACERCA DO TEMA LUDICIDADE

48-ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE O EMPREGO DE JOGOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

49-Análises dos conteúdos de bacteriologia em livros didáticos adotados no Ensino Médio.

50-APLICABILIDADE DA DOCÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA MODALIDADE REMOTA RELATO DE EXPERIÊNCIA

51-APLICATIVOS NA APRENDIZAGEM DOS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

52-APRENDER A ENSINAR DE COR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM NEUROPSICOLOGIA

53-AS ABORDAGENS DOS TCC-222S DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA INTEGRADA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS -226 UERRPARFOR, EM

54-AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 3º E 4º DO ENSINO FUNDAMENTAL E A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA (2)

55-AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS E SEUS DESAFIOS NO PERÍODO DE REDEMOCRATIZAÇÃO _1985-2020_ DO PAÍS

56-AS TÉCNICAS FREINET EM TEMPO DE PANDEMIA

57-AULAS NÃO FORMAIS E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INTELECTAL DO ALUNADO

58-AULAS REMOTAS: A VISÃO DISCENTE ACERCA DAS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS REMOTAMENTE EM 2020 EM UM CONTEXTO PANDÊMICO

59-AULAS SÍNCRONAS Uma ferramenta na prática do ensino remoto

60-BIBLIOTECA VIRTUAL, UMA FERRAMENTA PARA O ESTÍMULO A LEITURA NO ENSINO REMOTO

61_A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO

62-BOLSA FAMÍLIA E A ESCOLA INDÍGENA YANOMAMI NA REGIÃO DE ALTO ALGRE NO ESTADO DE RORAIMA

63_RELATO DE VIVÊNCIA PROJETO -223CONVIVER MELHOR-224

64_A IMPORTANCIA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

65-CAUSAS E MITIGAÇÃO À EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE ENGENHARIA -226 UM PANORAMA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

66-COMO O SETOR DE PAISAGISMO E FLORICULTURA CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO INFANTIL

67_O USO DE MATERIAIS DESCARTADOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO

68-COMPETÊNCIAS CONSTRUÇÃO E ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO

69-COMPREENDENDO O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR E O COTIDIANO DE GESTORES DE UM MUNICÍPIO MINEIRO

70-CONSCIENTIZAÇÃO À PREVENÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTRA ABUSO SEXUAL

71-CONSTITUIR-SE DOCENTE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

72-CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A BATALHA DOS SENTIMENTOS (2)

73-CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

74-CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

75-CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

76-CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILIDADES

77-CORPO E BULLYING UM OLHAR AO ALUNO DO ENSINO MÉDIO

78-CORPOS NEGADOS REFLEXÕES CORPOREIDADE JUVENTUDE, CORPO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA-RORAIMA

79_CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

80-CULTURA E HISTÓRIA LOCAL PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS

81-DA ALITERAÇÃO AS METÁFORAS UMA ANÁLISE DO LIVRO ELES QUE NÃO SE AMAVAM

82-DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO Á EVASÃO ESCOLAR UMA ANÁLISE SOBRE OS ALUNOS DA ETEC ARISTÓTELES FERREIRA EM

83-DESAFIO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ALUNOS ESPECIAIS

84-DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO

85-Desafios da Gestão Escolar em meio a Pandemia Covid-19

86-DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR UMA VIVÊNCIA A PARTIR DA DISCIPLINA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

87-Desenvolvimento sensorial na Educação Infantil um relato de Vivencia com crianças de 2 a 4 anos

88-DIREITO À MORADIA DIGNA A IMPORTÂNCIA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL

89-DIREITO FUNDAMENTAL DO ALUNO SURDO AO PROFESSOR APOIO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL.

90-DIREITOS SEXUAIS COMO DIREITOS HUMANOS UM DEBATE NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

91-DOCÊNCIA EM TEMPOS PANDÊMICOS os desafios e as dificuldades com aulas remotas

92-EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

93-EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INFÂNCIA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

94-EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA FORMAÇÃO INTEGRAL E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

95-EDUCAÇÃO AMBIENTAL RECUPERAÇÃO DE SOLOS DEGRADADOS PELA EROSÃO HÍDRICA EM DIVINOLÂNDIA

96-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

97-EDUCAÇÃO E TRABALHO UMA ANÁLISE À LUZ DA ONTOLOGIA DE GYÖRGY LUKÁCS

98-Educação em enfermagem para adolescentes Prevenção de Drogas _2_

99-EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA ADOLESCENTES PREVENÇÃO DE DROGAS

100-Educação em enfermagem para adolescentes Prevenção de infecção sexualmente transmissível e gravidez _2_

101-Educação em enfermagem sobre espiritualidade em clínica médica no processo de morte

102-EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM PARA ADESÃO AOS EXAMES DE ROTINA

103-EDUCAÇÃO EM SAÚDE PREVENÇÃO DAS HEPATITES B E C EM IDOSOS ATRAVÉS DA TEORIA DE ALCANCE DE METAS.

104-EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O ENSINO HÍBRIDO IDEIAS INOVADORAS E PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ASSOCIADA ÀS

105-EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO HÍBRIDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO DO JOGO DE XADREZ COM AS TIC´S

106-EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA CARTILHA ELETRÔNICA ILUSTRADA, UM MATERIAL PARADIDÁTICO PARA PROFESSORES

107-EDUCAÇÃO IMIGRANTE E INCLUSÃO SOCIAL UM DESAFIO EM FACE DO ENSINO REMOTO E HÍBRIDO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA

108-EDUCAÇÃO INFANTIL ATIVIDADES PSICOMOTORAS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

109-EDUCAÇÃO INFANTIL, POLÍTICAS CURRICULARES E O CONTEÚDO DE GEOGRAFIA

110-EDUCAÇÃO MUSICAL A TRAJETÓRIA MUSICAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

111-EDUCAÇÃO OCULAR PARA PREVENIR CEGUEIRA POR RETINOPATIA DIABÉTICA

112-EDUCAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NO PÓS OPERATÓRIOS DE CATARATA CUIDADOS DE ENFERMAGEM

113-EDUCAÇÃO PARA CUIDADOS EM UTI PROCESSO DE MORTE PAUTADO NA ESPIRITUALIDADE

114-Educação Sistêmica como uma nova possibilidade para o currículo de Geografia da Rede Municipal de São Paulo

115-ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

116-EMBRUTECIMENTO OU EMANCIPAÇÃO A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM SALA DE AULA A PARTIR DE DIFERENTES ENQUADR

117-ENERGIA EÓLICA UTILIZAÇÃO DE MAQUETE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS DA EDUACAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPER

118-ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

119-ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE -226 EXIGÊNCIAS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NA ESCOLA PÚBLICA.

120-ENSINO REMOTO DISTANCIAMENTO OU HUMANIZAÇÃO PERCEPÇÕES DO DOCENTE

121-ENSINO REMOTO E OS DISCURSOS DOS PROFESSORES SOBRE O FAZER DOCENTE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

122-ENSINO REMOTO GOOGLE MEET COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

123-ENSINO, TECNOLOGIAS E AS NOVAS MASCULINIDADES EM SALA DE AULA O USO DO CMAP TOOLS NA DESCONSTRUÇÃO DA MASCULIN

124-EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E SUA NECESSIDADE DE TREINAMENTO SOBRE CUIDADO PALIATIVO PAUTADO NA ESPIRITUALIDADE

125-ERA UMA VEZ… A RESIDENCIA PEDAGÓGICA E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

126-ESCRITA ACADÊMICA NA PRÁTICA DA ESCRITA ÀS NORMAS DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS

127-ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

128-ESTRATÉGIAS DE CUIDADO E EDUCAÇÃO DA ENFERMAGEM PARA REDUZIR O IMPACTO QUE O CÂNCER DE MAMA PRODUZ NO ENVELHEC

129-Estratégias de ensino para a disciplina de Mecânica dos Solos

130-ESTRATÉGIAS FACILITADORAS PARA O ENVOLVIMENTO DO PACIENTE NA SUA MEDICAÇÃO

131-ESTUDO DA CULTURA LOCAL E REGIONAL NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS

132-ESTUDO DE CASO COMO A FAMÍLIA SE SENTE QUANDO RECEBE O DIAGNÓSTICO DA CRIANÇA DE TEA.

133-ESTUDO DE CASO dificuldades em Língua Portuguesa dos concluintes de uma escola ofertante da modalidade EJA

134-ÉTICA E CIDADANIA NA ESCOLA COMO POTENCIALIZADORES DOS DIREITOS HUMANOS UMA REFLEXÃO EM TEMPOS LÍQUIDOS

135-EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS DE MENTORAS, POR ELAS MESMAS

136-FÁBRICA DE HISTÓRIAS PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR DO LÚDICO

137-FAMÍLIA E ESCOLA DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

138-FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS SITE NO APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESCOLAR

139-FORMAÇÃO CONTINUADA A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR O EDUCADOR NA E PÓS PANDEMIA

140-FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM RORAINÓPOLISRR ASPECTOS E DESAFIOS

141-FORMAÇÃO CONTINUADA E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA

142-FORMAÇÃO DE PROFESORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 O QUE TEM SIDO FEITO NO PARANÁ

143-FORMAÇÃO DOCENTE PARA USO DE APLICATIVOS DIGITAIS

144-FORMAÇÃO PARA A VIDA -226 UMA ABORDAGEM COM INTENCIONALIDADE PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INTEGRAL

145-FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA NÃO LICENCIADOS É POSSÍVEL

146-GAMIFICAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA UMA PROPOSTA DE CURSO NA PLATAFORMA CLASSCRAFT

147-GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

148-GESTÃO DEMOCRÁTICA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

149-GESTÃO ESCOLAR COMPROMISSO COM A CONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA DE JOVENS ESTUDANTES

150-GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE

151-GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA O PAPEL DO GESTOR FRENTE AO ENSINO REMOTO.

152-Gestão escolar e os desafios do ensino remoto um relato de experiência.

153-HETEROIDENTIFICAÇÃO O OLHAR DO OUTRO NA IDENTIDADE RACIAL

154-IMPORTÂNCIA DO USO DOS JOGOS PARA A SOCIALIZAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE DAS CRIANÇAS DE 2 E 3 ANOS DE IDADE NA EDU

155-IMPRESSÕES SEMÂNTICAS DE UMA IMAGEM EM RELAÇÃO COM OUTROS ACONTECIMENTOS NO LIVRO DIDÁTICO

156-INCLUSÃO DE PORTADOR DE AGENESIA NO CONTEXTO ESCOLAR

157-INCLUSÃO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DO ENSINO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

158-INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO

159-INFLUÊNCIA DAS HABILIDADES MOTORAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA UMA REVISÃO

160-INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UEMGPOÇOS DE CALDAS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS

161-INSTITUTO SOKA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

162-INTERDISCIPLINARIDADE RELATO DE UMA PROPOSTA EM PARCERIA

163-INVERTENDO A SALA DE AULA UM PROPÓSITO PARA DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA D

164-Isolamento Social O Olhar da Infância

165-JOGO DIDÁTICO COMO FORMA DE ASSIMILAÇÃO E APROPRIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTOLOGIA EM ENSINO SUPERIOR DE CIÊNCI

166-JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE GENÉTICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E RECURSOS GRAFO-TÁTEIS

167-LEITURA E PRODUÇÃO DE RESENHA CRÍTICA NA AMBIÊNCIA DO ENSINO HÍBRIDO

168-LIDERANÇA ATIVA O SUCESSO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

169-LIMITES E POSSIBILIDADES HISTÓRICAS DE REALIZAÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO BRASIL O CASO DA REDE PÚBLICA MUNIC

170-LITERATURA AFRICANA de LÍNGUA PORTUGUESA NA PRÁTICA DE ENSINO

171-LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESAFIOS NO ENSINO REMOTO

172-MANDUME O USO DO RAP EM SALA DE AULA

173-MANUAL ELETRÔNICO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS UM MATERIAL PARADIDÁTICO PARA UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE ODONTOLOGI

174-MATERIAIS ESCOLARES E PADRÕES ESTÉTICOS UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS REPRESENTAÇÕES DE FEMINILIDADE

175-Meio Ambiente Atividade Didático-pedagógicas para a conscientização

176-MEIO AMBIENTE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO

177-MENTORES DE PROFESSORES INICIANTES O QUE DIZEM TESES E DISSERTAÇÕES

178-MÉTODO WALDORF NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

179-METODOLOGIA LÚDICA COMO PRÁTICA EFICAZ NO ENSINO INFANTIL

180-METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

181-METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

182-MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

183-MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE NEUROANATOMIA VETERINÁRIA

184-NARRATIVA DE UM PROFESSOR SURDO EM TEMPOS DE COVID-19

185-Narrativas de professores de surdos em tempos de Covid-19

186-O CONCEITO DE CIDADANIA NA EDUCAÇÃO EM ARTIGOS PUBLICADOS NA PLATAFORMA SCIELO

187-O CONHECIMENTO DO TRABALHADOR RURAL NO DESENVOLVIMENTO DA CERATITE FUNGICA NO TRAUMA OCULAR PELA VARA DO CAFÉ

188-O desenvolvimento da leitura e da escrita através do livro Flicts

189-O DISCURSO DA BNCC SOBRE TECNOLOGIA DIGITAL E AS CONTRADIÇÕES DO ENSINO REMOTO

190-O ENFERMEIRO EDUCANDO ATRAVÉS DE PARÓDIA PARA PREVINIR O VÍRUS DA IMUNODEFICIENCIA HUMANA

191-O ENFERMEIRO EDUCANDO PARA A PREVENÇÃO DE CÂNCER DE PRÓSTATA ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DOS EXAMES DE TOQUE

192-O ENSINO HÍBRIDO E A GAMEFICAÇÃO COMO PROCESSO DO ENSINO DA GEOGRAFIA A CAIXA SENSORIAL SENDO UTILIZADA PARA A

193-O ESPAÇO DA CRIANÇA UMA DISCUSSÃO ENTRE O LÚDICO, O BRINCAR E O PERTENCIMENTO DE CIDADE

194-O FAZER DOCENTE UMA COMPARAÇÃO ENTRE O ENSINO PRESENCIAL DESENVOLVIDO EM 2019 E AS AULAS REMOTAS OFERTADAS EM

195-O GUIA DE TURISMO INICIANTE E O DESAFIO DO INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO

196-O INCENTIVO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RUBENS GARCIA NO ENSINO REMOTO POR MEIO DO PROJETO M

197-O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA O SUPERMERCADO NA SALA DE AULA

198-O LÚDICO E O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

199-O LÚDICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO CORRETO DA ÁGUA

200-O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

201-PAPEL EDUCATIVO DO ENFERMEIRO O CONHECIMENTO DE IDOSAS SOBRE O EXAME CITOPATOLÓGICO

202-O PEDAGOGO E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR

203-O PIBID E OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DE ALUNOS DE INÍCIO DE CURSO DE GRADUAÇÃO NAS ESCOLAS.

204-O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA WEBSÉRIE CIÊNCIA E CULTURA, VAMOS BRINCAR

205-O RELACIONAMENTO ALUNO-PROFESSOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO UMA REVISÃO DA LITERATURA

205-O RELACIONAMENTO ALUNO-PROFESSOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO UMA REVISÃO DA LITERATURA

206-O uso da ferramenta Padlet como estímulo aos estudos extraclasse no ensino da física

207-O USO DE IMAGENS NOS CONTEÚDOS DE ORIGEM DA VIDA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO

208-O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFMA- CAMPUS ITAP

209-O USO DO DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVO

210-O USO DO DESIGN THINKING PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ENSINO INOVADORAS

211-OFICINA DE BONECA ABAYOMI NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

212-OPINIÕES DE ALUNOS MEDALHISTAS DA OBMEP SOBRE ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS PELOS SEUS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

213-OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUALIDADE NO SISTEMA REMOTO A INTEGRAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS EM AMBIENTE VIRTU

214-Os desafios do processo de aprendizagem durante o ensino remoto da pandemia do COVID-19 Relato vivenciado em uma escola municipal.

215-OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CARTOGRAFIA NO ENSINO REMOTO

216-Os Impactos da Pandemia do Novo Corona-vírus na Gestão Pedagógica de uma Escola Municipal Sul Mineira

217-PANDEMIA DA COVID-19 E A INTENSIFICAÇÃO DE DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR

218-PAPEL DAS ONG-222S NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA -226 UM ESTUDO DE CASO

219-PASSARAM A BOIADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA ANÁLISE DA SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ E O DESMONTE PRO

220-PEDAGOGIA EM QUARENTENA POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

221-PEDAGOGIA FEMINISTA E TEORIAS DO CURRÍCULO ABRANGENDO A DIVERSIDADE NA ESTRUTURA CURRICULAR

222-Percepção Educacional dos Pibidianos Durante a Pandemia

223-PERCEPÇÕES DOCENTE NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA OS DESAFIOS DE UM FUTURO QUE SE FAZ PRESENTE

224-PERSPECTIVA DOCENTE

226-POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA

227-POR QUE ESTUDAR SOCIOLOGIA IMPRESCINDIBILIDADE DA DISCIPLINA FRENTE AO GOVERNO BOLSONARO E A PANDEMIA

228-POR UMA OUTRA SUSTENTABILIDADE SOCIOECOLÓGICA NAS ESCOLAS ALGUMAS REFLEXÕES

229-POTENCIALIDADES DA LEITURA DELEITE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

230-PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA ATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZ

231-PRÁTICA DE MEDITAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR ATENÇÃO E ANSIEDADE

232-PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PÓS-GRADUANDOS

232-PROGRAMA EMERGENCIAL DE EDUCAÇÃO DE ESTEIORS O CURRÍCULO EM TEMPOS PANDÊMICOS

233-Programa de Preparação para a Pré-escola uma forma mais humana de ingressar na educação infantil

234-PROJETO DE INTEGRAÇÃO HORTA NA ESCOLA

235-PROJETO DE VIDA DE JOVENS EXPECTATIVAS E ANSEIOS PARA O FUTURO

236-PROJETO HISTÓRIAS E ESTÓRIAS UMA VIAGEM PELOS CONTOS DE FADAS DOS IRMÃOS GRIMM

237-PROJETO REMIÇÃO PELA LEITURA UMA VIVÊNCIA DE ENSINO E EXTENSÃO

238-PROJETO SEMENTE DA VERDADE

239-PROJETOS BASEADOS NOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS NAÇÕES UNIDAS

240-PROPOSTA DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO

241-QUIZ EDUCATIVO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO

242-RECONHECIMENTO DA CULTURA REGIONALLOCAL NOS DOCUMENTOS QUE NORMATIZAM O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

243-REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO E A CULTURA COMO INSTRUMENTOS DE LIBERTAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM UMA SOCIEDADE ALIENANTE

244-REFLEXÕES ACERCA DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO ENGENHO CENTRAL DE PIRACICABA

245-REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

246-REFLEXOES SOBRE O USO DA SALA INVERTIDA NUMA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUÇÃO EM MATERIAIS

247-REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA UM INSTRUMENTO PARA INCLUSÃO SOCIAL

248-RELATO DE VIVÊNCIA MINISTRAMENTO DA OFICINA ANÁLISE MELISSOPALINOLÓGICA – ESTUDO DOS GRÃOS DE PÓLEN

249-RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DO GRAU DE PERCEPÇÃO DE FREQUENTADORES DE PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO

250-SEMÂNTICA E LIVRO DIDÁTICO UMA BREVE ANÁLISE ENUNCIATIVA

251-SENTIDOS DE POESIA EM ENUNCIADOS DE LIVROS DIDÁTICOS

252-SHOPPING VIRTUAL UM JOGO SÉRIO DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ

253-SÍNDROME DE DOWN AS POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

254-SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA SOB A ÓTICA DE DISSERTAÇÕES E TESES UM ESTUDO DESCRITIVO

255-TECNOLOGIA ALIADA A EDUCAÇÃO

256-Tecnologia na sala de aula construção de um jogo pedagógico para auxílio em matemática nos 4º e 5º anos do ens

257-Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação Forma de Apresentação RELATO DE VIVÊNCIA

258-TECNOLOGIAS DESAFIOS E CONSTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

259-TRABALHANDO A INCLUSÃO RACIAL E A MULTICULTURALIDADE – CONTO DA HISTÓRIA “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”

260-TRABALHANDO A MULTIPLICAÇÃO GINCANA DE TABUADA

261-TRABALHANDO O CONCEITO DE MULTICULTURALIDADE, NO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

262-TRABALHO DOCENTE E PRECARIZAÇÃO

263-Túmulos, ArteEducação e Memória Local nas aulas de História

264-USO DA PLANTA CABAÇA OU PORONGO NA PEDAGOGIA DE PROJETOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

265-USO DE VÍDEOS INTERATIVOS PARA RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE NOTAS

266-VISITAS TÉCNICAS VIRTUAIS A REINVENÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO PANDÊMICO

267-Viva a diferença Trabalhando Identidades Raciais

268 – BRAVO MUNDO NOVO – OS DESAFIOS DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FRENTE À SOCIEDADE DIGITAL