Anais 2018

Anais Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas

ISSN ONLINE - Nº 2526-8996

Apresentação

Em 2025, o Anais do Congresso Nacional de Educação chega à sua 9ª edição, reunindo artigos de  profissionais, estudantes e especialistas que discutem as transformações e os desafios da área educacional.

Com o tema central “Educação e Literatura: Caminhos para a Transformação”, o congresso reúne trabalhos de educadores, escritores, gestores, estudantes e todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação e da leitura. Uma oportunidade única para debater temas fundamentais, como o incentivo à leitura nas escolas, a formação de professores, a inclusão educacional e o papel da literatura na construção de uma sociedade criativa, justa e equitativa.

Corpo Editorial

– Prof. Dr. Italo Oscar Riccardi León – Unifal MG

– Prof. Dr. José Francisco Lopes Xarão – Unifal MG

– Prof. Dr. Fabrício Santos Rita – IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

– Prof. Dr. Celso Ferrarezi – Unifal MG

– Prof. Dr. Marco Antonio Villarta Neder – UFLA

– Profa. Dra. Antonia Javieira Cabrera Munoz – UFVJM

– Profa. Dra. Daniela Eufrásio – Unifal MG

– Profa. Dra. Helena Maria dos Santos Felício – Unifal MG

– Profa. Dra. Lorena P. Lopez Torres – UCM Chile

– Profa. Dra. Marina Fierro Concha – UCM Chile

– Profa. Dra. Rosangela Rodrigues Borges – Unifal MG

– Profa. Dra. Marilsa Aparecida Mota – Unifal MG

– Prof. Dr. João Marcos Araújo Tomé – PUC MG

– Profa. Dra. Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza – Unifal MG

– Profa. Dra. Celia Weigert – Unifal MG

– Profa Dra. Renata Junqueira de Souza

– Profa Dra Michele Cristine da Silva Toti – Unifal MG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas, MG.

Periodicidade

Os artigos são publicados anualmente após avaliação e apresentação presencial no congresso.

Normas

Diretrizes para Autores – Elaboração de Resumo

  1. Título do Resumo
  • Deve ser centralizado, em caixa alta, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Limitado a 180 caracteres com espaços.
  • Nome do autor, alinhado à direita, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento de seis pontos entre o parágrafo anterior e o posterior.
  • Vínculo institucional do autor em nota de rodapé, entrar pela maior titulação e na sequência o vínculo institucional com a maior Unidade.
  • Cada autor somente poderá submeter um único trabalho como autor principal. Não há limite de submissão como coautor. Cada trabalho poderá ter até no máximo um autor principal e 4 coautores, totalizando 5 autores.
  • Usar este o modelo que está na ultima pagina deste arquivo.
  1. Corpo do Resumo
  • Deve conter entre 1000 e 1200 palavras (não inclui título, palavras-chave e referências).
  • Estruturado em parágrafo único, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.
  • Resumos de estudos originais ou revisões devem conter as seções:
    • Introdução
    • Método
    • Resultados
    • Discussão
    • Conclusão/Considerações Finais
  • Estudos originais envolvendo seres humanos e/ou animais devem informar o número do parecer de aprovação do CEP ou CEUA na última linha da seção Método.
  • Relatos de experiência devem conter as seções:
    • Introdução
    • Descrição da Experiência
    • Discussão
    • Considerações Finais
    • A seção Descrição da Experiência deve começar mencionando a origem do relato (ex.: “Trata-se de um relato de experiência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [PIBID], à Residência Pedagógica, ao projeto de ensino/extensão intitulado ‘xxxxx’, entre outros”).
  1. Objetivo do Resumo
  • O(s) objetivo(s) deve(m) ser claro(s) e estar expressos na última frase da Introdução.
  1. Formatação
  • Os termos introdutórios das seções (ex.: Introdução, Método) devem estar em negrito, com a primeira letra maiúscula e seguidos de dois pontos (ex.: “Método: trata-se de um estudo transversal…”).
  • A palavra seguinte ao termo introdutório deve iniciar com letra minúscula.
  • Citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023).
  1. Palavras-chave
  • Localizadas ao final do corpo do resumo.
  • Entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto final, iniciadas com letra maiúscula (ex.: Educação. Sustentabilidade. Inovação.).
  1. Referências
  • Devem vir após as palavras-chave.
  • Entre 7 e 10 referências, fonte Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética, conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2018).
  1. Agradecimentos
  • Obrigatório para trabalhos financiados por agências de fomento (ex.: FAPEMIG, CAPES, CNPq).
  • Devem ser incluídos após as palavras-chave e antes das referências.
  • Para trabalhos sem apoio institucional, a seção é opcional.
  1. Resultados: Tabelas e Figuras
  • Tabelas e figuras podem ser incluídas, se necessário, após as referências.
  • Devem ser de alta qualidade e limitadas à 3ª página do resumo.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 11.
  • Títulos de figuras devem estar acima delas (ex.: Figura 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Fig. 1”).
  • Títulos de tabelas devem estar acima (ex.: Tabela 1. Sem abreviatura). No texto deve abreviar (usar “Tab. 1”).
  • Não usar bordas ao redor das figuras.
  1. Orientações Adicionais
  • Usar este o modelo que está na última pagina deste arquivo
  • Submeter o resumo em arquivo único (formatos .doc ou .docx) impreterivelmente até a data de XXXX.
  • O tamanho do arquivo não deve exceder 2 MB.
  • Respeitar margens:
    • Superior: 5 cm
    • Inferior, direita e esquerda: 2 cm
  • Nomes científicos (gêneros e categorias infra genéricos) e palavras de origem estrangeira devem estar em itálico.
  • Siglas e abreviaturas devem ser precedidas por sua forma completa na primeira menção (ex.: Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG).
  • Números até dez devem ser escritos por extenso, salvo se acompanhados de unidades de medida ou se referirem a figuras ou tabelas.
  1. Publicação e Submissão
  • Somente resumos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CNE) em formato eletrônico.
  • É imprescindível seguir todas as orientações para garantir a publicação.

Usar este o modelo que está na última página deste arquivo

Edição Atual

Anais Congresso Nacional de Educação 2018

Anais 2018

1. GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

2. MEDIDOR DE FLUXO DE ÁGUA COM ENFOQUE NO CONSUMO SUSTENTÁVEL

3. GESTÃO INTEGRADA DA EDUCAÇÃO CONTRIBUIÇÕES E FRAGILIDADES

5. PROCESSO REFLEXIVO PARA ENFRENTAMENTO DE ERRO DE ESTUDANTES EM ENFERMAGEM TRANSFORMANDO PUNIÇÃO EM EDUCAÇÃO

07. ESTUDO DE ABELHAS SEM FERRÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

08. SEXUALIDADE E HIGIENE TRABALHANDO PREVENÇÃO DE MANEIRA LÚDICA

10. LÚDICO, LUDICIDADE E ATIVIDADE LÚDICA DIFERENÇAS E SIMILARIDADES

11. HISTÓRIA DE VIDA DOS PROFESSORES HOMENS COMPARTILHADAS NA PÁGINA DO FACEBOOK OLHARES SOBRE A DOCÊNCIA

12. YOGA ESCOLAR COMO CONTEÚDO CURRICULAR

13. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA

14. ENSINO DE HISTOLOGIA HUMANA PARA DEFICIENTES VISUAIS ATRAVÉS DE MATERIAL DE APOIO TRIDIMENSIONAL

15. AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS PRÁTICAS DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

17. O TRABALHO DOCENTE E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS PESQUISAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDA

18. PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA AVALIAÇÃO ENQUANTO AGENTE PROMOTOR DE QUALIDADE DE VIDA

19. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA KINECT FOR WINDOWS

20. A APRECIAÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO ÀS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E À CIÊNCIA EM SI

21. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO BRASIL, NA ESPANHA E EM

22. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO IDENTIFICANDO O CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO PRIVADO SOBRE ESSA MODALIDADE

26. DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO NA ESCOLA UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS E DE CIDADANIA

27. UMA ABORDAGEM DO TEMA OBESIDADE SOB A PERSPECTIVA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA

28. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL EM VISUAL POR ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE

30. A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE APRIMORAMENTO DO COMPORTAMENTO INFORMACIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOL

31. REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR A PERSPECTIVA DE ALUNOS E ALUNAS

32. REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFESSORAS

33. A UTILIZAÇÃO DAS TDIC EM CURSOS NA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO DO NEAD-UFSJ

34. ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E ASPECTOS METODOLÓGICOS

36. CONSCIENTIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE DOENÇA ARBOVIRAL NA ESCOLA -226 FEBRE AMARELA

37. INTEGRAÇÃO CURRICULAR PELAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

38. REPRESENTAÇÕES DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE A TRAGÉDIA AMBIENTAL NO RIO DOCE

39. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA

40. EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS E A NECESSIDADE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

42. COMPANHIA DE JESUS DOS OBJETIVOS INICIAIS SAO DESTAQUE NA EDUCAÇÃO

43. EDUCAR PELO EXEMPLO INACIANOS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA AMÉRICA PORTUGUESA

44. O BEM E O MAL A DISPUTA PEDAGÓGICA PELA ALMA INDÍGENA NO INÍCIO DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA DAS AMÉRICAS

46. DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTILHA SOBRE O AEDES E DOENÇAS RELACIONADAS

49. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA POLITECNIA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

54. AS PRÁTICAS DO BRINCAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

55. DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS QUE NASCERAM PREMATURAS E OU COM BAIXO PESO

57. PROFESSORES INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO COM A GESTÃO NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

58. ESTILOS DE APRENDIZAGEM REFLEXIVO E ATIVO PARTICIPATIVO

59. ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL EaD

60. PEDAGOGIA ATIVA CONSTRUINDO SABERES NO ENSINO SUPERIOR

61. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS _PBL_ E O SEU ALCANCE PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

62. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

63. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS AÇÕES DE PROFESSORES DIANTE DO BULLYING

65. REFLEXÕES SOBRE A CIBERCULTURA NO ENSINO E O CAPITAL CULTURAL DE BOURDIEU

66. REFLEXÕES SOBRE A CIBERCULTURA NO ENSINO E O CAPITAL CULTURAL DE BOURDIEU

67. A LEGITIMAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA COMO INTERVENTORA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS FINA

68. A INFLUÊNCIA DA DIDÁTICA NO GRAU DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DA EAD

69. A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTERNA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL

70. EDUCAÇÃO INCLUSIVA UMA INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE PASTO

71. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM UMA INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO

72. DEMOCRATIZANDO PARA ALÉM DO ACESSO EM FOCO A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE

73. ENFRENTAMENTO AOS PRECONCEITOS A PARTIR DAS AULAS DE GEOGRAFIA

74. A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS DE ENSINO SUPERIOR PRIVADOS E AS TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE

75. APLICAÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS -226 CAMPUS MUZAMBINHO JOGO BIOSENH

76. APLICAÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE IMUNOLOGIA PARA OS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

77. VIVÊNCIA NO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO DESENVOLVIMENTO DE AULA PRÁTICA DE LIQUENS COMO PRÁTICA DE ENSINO EM MICROBIOLOGIA

78. A LEGITIMAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA COMO INTERVENTORA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS FINA

79. COACHING EDUCACIONAL UMA POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR

80. PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PE

81. PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

82. A EXPRESSÃO POLÍTICA DA INFÂNCIA NO CARNAVAL

83. O USO DO -223PLICKERS-224 EM SALA DE AULA NO ESTUDO DO INGLÊS

84. A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA COMO POSSIBILIDADE DA ASCENSÃO DO SUJEITO CRIANÇA A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

85. DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS NO ÂMBITO ESCOLAR

86. CURRÍCULO E PLANEJAMENTO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

87. VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NA ESCOLA ESTRATÉGIAS PARA DESCONSTRUIR O IMPOSSÍVEL

88. SOCIOEDUCAÇÃO E CIDADANIA

89. ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES DE ESTUDOS DO PASSADO DE POÇOS DE CALDAS E REGIÃO

90. AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO QUESTÕES DE DIVERSIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I

92. UM OLHAR REFLEXIVO À FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA UMA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NA SALA DE EDUCADOR

93. CURRÍCULO E PLANEJAMENTO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

94. O LÚDICO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO DE PARASITOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

95. O DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR UM DIAGNÓSTICO SOBRE A PERCEPÇÃO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM BELÉM DO PARÁ

96. ETNOMATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DO ARCO E FLECHA A MATEMÁTICA NO ESPORTE

97. ETNOMATEMÁTICA E A MATEMÁTICA NO CICLISMO

98. ETNOMATEMÁTICA E FUTEBOL A MATEMÁTICA NO ESPORTE

99. NOÇÕES DE DIREITO DA CIDADANIA NO CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, CÂMPUS SERTÃOZINHO CONTRIBUIÇÃO PARA UMA

101. INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM SÍNDROME DE IRLEM À ESCOLA TRADICIONAL

102. GAMES MATEMÁTICOS UMA EXPERIÊNCIA DE AULA COM OS ANOS FINAIS

103. ENSINO DE PEDOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DE TINTA À BASE DE SOLO

105. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE BIOQUÍMICA NO APRENDIZADO DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO E A OPINIÃO DOS ESTUDANTE

106. PRODUÇÃO DE TERRÁRIO PARA DEMONSTRAÇÃO DO CICLO DA ÁGUA NO ENSINO FUNDAMENTAL

107. BULLYING UMA VIOLÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO ESCOLAR

108. ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DO IMPLANTE COCLEAR VISÃO DOS PROFESSORES

109. METODOLOGIA DE ENSINO BASEADO NO PEER INSTRUCTION _PI_ E NA ABORDAGEM PREDIZER, OBSERVAR E EXPLICAR _P.O.

110. REAGRUPAMENTO E CANTINHOS AQUISIÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS DO 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUND

112. A IMPORTANCIA DO USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

118. RETRATO DA EXPANSÃO DO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO NA SRE DE CARATINGA _1900-2000_

119. PRÁTICA PEDAGÓGICA IMPORTÂNCIA MICROBIOLÓGICA DA HIGIENIZAçÃO DAS MÃOS

120. LABORATÓRIOS DIDÁTICOS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UMA REALIDADE AINDA NÃO ALCANÇADA

121. ANÁLISE DE LIVROS DE BIOLOGIA OFERTADOS PARA O ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS ESTADUAIS E FEDERAIS

122. O IMAGINÁRIO COLETIVO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA ACERCA DO TRABALHO DO PEDAGOGO PEDAGOGIA MESSIÂNICA CONTEXTO E IMPLICAÇÕES

124. CRIANÇAS ÍNDIGO E CRISTAL UMA VISÃO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL

125. ANDORINHA DA MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

126. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO DE PNEUS NO AMBIENTE ESCOLAR

127. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO CEFET-MG RELATO DE EXPERIÊNCIA

128. APRENDIZAGEM COLABORATIVA E PBL COMO METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO NO CURSO DE ENGENHARIA RELATO

129. DIREITO A INCLUSÃO AS TRANSFERÊNCIAS DE ALUNOS DAS APAE-222S PARA AS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR PÚBLICAS

130. ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR ESTUDANTES

131. VIVA A DIVERSIDADE UMA PROPOSTA NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

132. PERFIL DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM COMO BIBLIOTECÁRIOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE POUSO ALEGRE -226

133. PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

134. FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

135. LEITURA E ESCRITA UM ESTUDO DA REALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR NO MUNICÍPIO DE PASTOS BONS-MA

136. CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE UM MAPA METABÓLICO SIMPLIFICADO COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO ENSINO

137. ANÁLISE DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS _EJA_ COM BASE NA TEOR

138. ANÁLISE DO USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

139. EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESMISTIFICANDO OS MORCEGOS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

140. ENSINO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ASPECTOS HISTÓRICOS E PRÁTICOS

141. PROMOÇÃO DE HABILIDADES INERENTES À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO

142. PRODUÇÃO DE NARRATIVAS COLETIVAS EM UMA PERSPECTIVA CTSA

144. EXPERIÊNCIA DE TRABALHO EM GRUPO NO CURSO TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO IFSP CAMPUS CAMPINAS

145. ALTAS HABILIDADES SUPERDOTAÇÃO MITOS REFERENTES A ALTAS HABILIDADES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

146. ANÁLISE CRÍTICA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS POR INTERMÉDIO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

147. USO DA FERRAMENTA TINN-R NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

148. TEORIA VS. PRÁTICA

149. USO DE PILHA DE VEGETAIS EM AULA PRÁTICA EXPOSITIVA DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

150. A LEITURA LITERÁRIA NO PRESÍDIO PRÁTICA DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

151. DAS POSIÇÕES DISCURSIVAS ÀS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM CENAS DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA -226 TODA CRIANÇA

152. PROJETO -223BEM ESTAR ALIMENTAÇÃO-224 NA ESCOLA MUNICIPAL DE LAPINHA

153. ARTES MARCIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ANÁLISE DE MATRIZES E EMENTAS DE CURSOS DE LICENCIATURAS

154. COMO CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POSITIVA DE CRIANÇAS NEGRAS ENQUANTO EDUCADOR BRANCO

155. MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE ANATOMIA VEGETAL